TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Geral

Montes Claros receberá mais uma montadora

Um ms depois de o Grupo Fiat ter anunciado uma fbrica de mquinas de construo na cidade, a italiana Pimme e Matacena diz que construir no norte de Minas uma unidade de veculos especiais. Regio pode virar polo do setor

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Minas 247 - Montes Claros vai receber outro investimento automotivo, dando passos para ser um polo do setor. Desta vez, é a empresa italiana Pimme e Matacena, especializada na adaptação e transformação de veículos em carros bomba de combate a incêndio, ambulância e carros para resgate de defesa civil. Atende, como se vê, sobretudo o setor público.

A Pimme e Matacena investira 50 milhões de euros na fábrica, com capacidade de produção de 300 veículos por ano. Além da empresa e do governo italiano, está na negociação o empresário do setor de saúde e educação Ruy Muniz - que é também político na cidade. Foi candidato a prefeito na eleição de 2008. A previsão é de início da produção entre o segundo semestre deste ano e o começo de 2013.

Há exatamente um mês, o governador Antonio Anastasia assinou em Turim, na Itália, protocolo de intenções para construção de fábrica da Case New Holand (CNH), do Grupo Fiat. A unidade de caminhões receberá investimentos de R$ 600 milhõe, entre 2012 e 2014.

 

Leia abaixo texto da jornalista Izamara Arcanjo publicada no Hoje em Dia (ou clique aqui para lê-lo no site do próprio jornal):

 

Montes Claros vai receber fábrica de veículos especiais

 

Montes Claros vai receber, até o fim deste semestre, a instalação de uma fábrica de veículos especiais. A empresa italiana Pimme e Matacena e especializada na adaptação e transformação de veículos em carros bomba de combate a incêndio, ambulâncias e carros especializados em resgate de defesa civil.

A empresa investirá 50 milhões de euros na construção da fábrica, que terá capacidade para 300 veículos por ano. O público alvo é o setor público.

Uma nova rodada de negociações deve acontecer na próxima terça-feira, em reunião no consulado italiano, no Rio de Janeiro, onde estarão o presidente da empresa Luigi Matacena, o vice-cônsul da Itália Giuseppi Romit e o ex-deputado e empresário do setor de saúde e educação Ruy Muniz, para acertar os detalhes da instalação.

“As articulações com a empresa italiana começaram há dois meses . Temos feito articulação junto ao governo de Minas e do Brasil para consolidar a fábrica em Montes Claros”, disse Ruy Muniz.

O empresário explicou ainda que a expectativa é de que na primeira etapa, sejam gerados 130 empregos. A previsão é que a empresa esteja em funcionamento entre o segundo semestre deste ano e 2013.

Da Itália, o presidente da empresa, Luigi Matacena, disse que a escolha de Montes Claros, se deve ao fato do município pertencer a área mineira da Sudene, possuir incentivos fiscais e estar localizado estrategicamente entre o sudeste e o nordeste. “Estamos otimistas. Acreditamos que o governador Antonio Anastasia gostará do nosso projeto. Vamos apresentar a proposta ao governo de Minas durante as pré-reuniões para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20”. As reuniões começam neste mês.

Segundo o Matacena, nestas reuniões, uma comitiva de empresários italianos deve assinar protocolos para implantação de empresas no Brasil, no campo da sustentabilidade.

Há duas semanas, o governador Antônio Anastasia anunciou a instalação, também em Montes Claros, da fábrica da Fiat Case New Holland com investimento de R$ 600 milhões. A fábrica será construída numa área de 700 mil metros quadrados no Distrito Industrial do município e empregará 2.700 pessoas.

Também no distrito industrial, será instalada a fábrica de sandálias Havaianas, com previsão de gerar 5 mil empregos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: