Morre 1º vice-presidente da Assembleia de Minas

O deputado José Henrique (PMDB) morreu na madrugada desta terça-feira (20), aos 56 anos, em Belo Horizonte, por complicações de câncer; o corpo do parlamentar está sendo velado no Salão Nobre da Assembleia, até as 16 horas

JOSÉ HENRIQUE (DEPUTADO ESTADUAL),
DURVAL ÂNGELO (DEPUTADO ESTADUAL PT-MG)
JOSÉ HENRIQUE (DEPUTADO ESTADUAL), DURVAL ÂNGELO (DEPUTADO ESTADUAL PT-MG) (Foto: Leonardo Lucena)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Assembleia de Minas - O 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado José Henrique (PMDB), morreu na madrugada desta terça-feira (20/8/13), aos 56 anos, em Belo Horizonte, em decorrência de complicações de câncer. O corpo do deputado, que exercia seu quinto mandato como parlamentar, está sendo velado no Salão Nobre da Assembleia, até as 16 horas. O sepultamento será realizado no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte, às 16h30.

José Henrique nasceu em Abre-Campo (MG), em 1956. Foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, em 1994. Na 16ª Legislatura, ocupou o cargo de 2°-vice-presidente da ALMG. Foi presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce) e das comissões de Assuntos Municipais e de Defesa Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (1995-1998). Em 1999, foi vice-líder do PMDB e, entre 2001 e 2002, vice-líder do Bloco Parlamentar Democrático Progressista.

Representava a Assembleia como conselheiro do Fundo de Previdência do Estado (Funpemg) e do Conselho Estadual de Previdência (Ceprev). O deputado, que era servidor público, tinha formação em Estudos Sociais e também atuava como produtor rural. As principais regiões de atuação política eram Rio Doce e Médio Zona da Mata.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), lamentou a morte do deputado José Henrique e disse que teve uma convivência muito fraterna e próxima com ele. "José Henrique deixa uma marca para mim e para os mineiros: marca do trabalho, da simplicidade, do caráter e do compromisso com o povo. Uma história construída com bons fundamentos, princípios e valores. Um exemplo de ser humano, exemplo de vida pública. Pessoa abençoada que cumpriu dignamente sua missão", afirmou.

Veja a nota de pesar do tucano pelo falecimento do deputado José Henrique:

"O Parlamento mineiro, sem dúvida, fica mais pobre com o falecimento do amigo José Henrique, um exemplo de parlamentar e de homem público, sempre devotado às causas maiores de interesse da população.

Tive a felicidade de iniciar minha vida parlamentar na mesma Legislatura que ele e, ao longo desses quase vinte anos de convivência, estabelecemos laços de fraternidade muito além do relacionamento político, o que só aumenta minha dor pessoal pela perda.

Era um político leal, com enorme capacidade de se relacionar com os colegas parlamentares, independentemente de partidos ou opções ideológicas, o que fez dele uma referência constante na busca de indispensáveis consensos ao bom funcionamento do Legislativo."

 

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email