Morre, aos 87 anos, empresária Yolanda Queiroz

Morreu nesta sexta-feira, aos 87 anos, a empresária cearense Yolanda Queiroz. A causa da morte ainda não foi divulgada. Viúva do empresário Edson Queiroz, tornou-se presidente do grupo empresarial em 1982 e teve seis filhos

Morreu nesta sexta-feira, aos 87 anos, a empresária cearense Yolanda Queiroz. A causa da morte ainda não foi divulgada. Viúva do empresário Edson Queiroz, tornou-se presidente do grupo empresarial em 1982 e teve seis filhos
Morreu nesta sexta-feira, aos 87 anos, a empresária cearense Yolanda Queiroz. A causa da morte ainda não foi divulgada. Viúva do empresário Edson Queiroz, tornou-se presidente do grupo empresarial em 1982 e teve seis filhos (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará247 - Morreu nesta sexta-feira (17), aos 87 anos, de causa ainda não divulgada, a empresária Yolanda Queiroz. Viúva do empresário Edson Queiroz, nasceu em Fortaleza, em 12 de novembro de 1928, filha de Maria Pontes Vidal e Luis Vidal. Casou-se em 1945 e teve seis filhos: Airton José Vidal Queiroz, Myra Eliane Vidal Queiroz, Edson Queiroz filho, Renata Vidal Queiroz, Lenise Vidal Queiroz e Paula Vidal Queiroz.

Dona Yolanda, como ficou conhecida, assumiu a presidência do Grupo Edson Queiroz quando o marido morreu em acidente aéreo, em 1982. A holding de empresas concentra negócios de distribuição de gás domiciliar, água mineral, bebidas prontas, tintas, eletrodomésticos e agroindústria, além do grupo de Comunicação Edson Queiroz, dono da TV Verdes Mares (afiliada da Globo no Ceará) e do jornal Diário do Nordeste, da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. 

Ao longo de sua trajetória, recebeu uma série de homenagens, como a Medalha do Mérito Industrial outorgada pela Confederação Nacional da Indústria  (CNI), em 2001, e a Ordem do Mérito Industrial, em 2007. Em 2008, recebeu o prêmio Personalidade do Ano, em Nova York, outorgado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Em 2010, foi agraciada com a Medalha Antônio Drumond, em homenagem aos 40 anos da TV Verdes Mares e, em 2012, foi homenageada com o Diploma de Sócia Honorária da Casa do Ceará, em Brasília.

Na noite de hoje, ela seria homenageada pela Federação do Comércio, Bens e Serviços do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), em solenidade de entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia. O evento foi cancelado. 

Pesar

A Prefeitura de Fortaleza divulgou nota de pesar pelo falecimento da empresária e deverá decretar luto oficial. Confira:

"A vida de Dona Yolanda Queiroz sintetiza a fibra da mulher cearense, o amor da mãe e esposa dedicada e, sobretudo, a leveza e dignidade que inspiram a todos que privaram da sua convivência. Seu legado será sempre a referência para todos quanto amam a nossa terra e aspiram por um mundo melhor e mais fraterno.
Nossos sentimentos à família tornam-se extensivos ao povo do nosso Estado que viu na sua existência, ao lado do inesquecível Edson Queiroz, uma permanente e sóbria luta pelo nosso desenvolvimento."

Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra
Prefeito de Fortaleza

O governador Camilo Santana (PT) também divulgou, em suas redes sociais, nota de pesar. Veja:
 
"Recebi, com profundo pesar, a notícia da morte de Yolanda Queiroz, presidente do Grupo Edson Queiroz. Dona Yolanda, como era carinhosamente chamada, teve, ao lado do saudoso marido, chanceler Edson Queiroz, uma atuação marcante e uma contribuição significativa para o desenvolvimento do nosso Estado e do nosso País.

Mulher de fibra, Dona Yolanda não só participou de todas as etapas do crescimento do Grupo Edson Queiroz, como soube, após a perda do marido, em 1982, conduzir os destinos do grupo de forma brilhante, com firmeza de princípios e nobreza de caráter, consolidando-o como um dos maiores e mais importantes grupos empresariais do Brasil. Através de instituições respeitadas, como a Universidade de Fortaleza (UNIFOR), teve destacada atuação no campo da cultura e da responsabilidade social.

O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para o nosso Ceará. Meus sentimentos à família, amigos e aos milhares de colaboradores, de todo o Brasil, que fazem parte dessa rica história."

Camilo Santana

Governador do Ceará

 

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247