HOME > Geral

Morre, aos 87, o radialista Luiz Mendes

Conhecido como o comentarista da palavra fcil, Mendes passou anos lutando contra diabetes

Morre, aos 87, o radialista Luiz Mendes (Foto: MARCOS DE PAULA/AGÊNCIA ESTADO)

247 – A história do rádio brasileiro perdeu hoje um grande personagem. Luiz Mendes, conhecido como o “comentarista da palavra fácil”, morreu na manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, aos 87 anos, depois de anos lutando contra um diabetes.

Marcado por sua memória privilegiada, Mendes participou de transmissões históricas, como a final da Copa do Mundo de 1950. Foi o único brasileiro a transmitir a Copa de 54, na suíça. Chegou a apresentar, nos anos 60, a primeira mesa redonda da televisão brasileira, na Globo, mas logo saiu e manteve-se no rádio, sua grande paixão.

Até seus últimos dias, Mendes continuava na ativa pela Rádio Globo, no Rio. Mesmo sendo gaúcho, era declarado torcedor do Botafogo e fez toda sua carreira em terras cariocas. Sua morte deixará ao público a lembrança da voz mansa e segura que começava sempre suas transmissões da mesma forma: “Minha gente...”.

As redes sociais manifestaram pesares intensamente. O nome de Luiz Mendes foi parar no topo dos trending topics do Twitter, lista de assuntos mais comentados da rede. A CBF publicou em seu site uma nota oficial de condolência, em que afirma que “O presidente Ricardo Teixeira, em nome dos diretores e funcionários da CBF, manifesta os pêsames pela morte de Luiz Mendes, um jornalista que pautou a sua carreira pela correção e brilhantismo que caracterizam os grandes profissionais”.