HOME > Geral

Morre aos 90 anos o astronauta Michael Collins, piloto da missão Apollo 11

O astronauta que pilotou a primeira missão à Lua e permaneceu em órbita durante a expedição morreu aos 90 anos nesta quarta-feira (28) em decorrência de um câncer

Neil Armstrong, Michael Collin e Edwin "Buzz" Aldrin (Foto: NASA)

247 - O astronauta Michael Collins, piloto da missão Apollo 11, que levou também Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua em 1969, morreu aos 90 anos nesta quarta-feira (28) em decorrência de um câncer.

"Nós lamentamos compartilhar que nosso amado pai e avô morreu hoje após uma valente batalha contra o câncer", diz a família em nota.

Collins permaneceu pela duração da missão em órbita e não chegou a pisar na Lua, garantindo o retorno seguro da missão.

A NASA publicou uma mensagem lamentando a morte do astronauta acompanhada de um vídeo relembrando seu papel na Apollo 11: "Lamentamos a morte do astronauta da Apollo 11 Michael Collins, que pilotou a primeira viagem da humanidade à superfície de outro mundo. Um defensor da exploração, @AstroMCollins gerações inspiradas e seu legado nos impulsiona ainda mais no cosmos".

Com a morte de Collins, Buzz Aldrin, que tem 91 anos, se torna o único membro vivo da Apollo 11. Neil Armstrong morreu em 2012, aos 82 anos.