Morre o chanceler da Unifor, Airton Queiroz
Faleceu na madrugada de hoje (3), em Fortaleza, o chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Aírton Queiroz. Ele estava internado no Hospital Montklinikum, onde tratava de um câncer. O governador Camilo Santana (PT) lamentou a perda e decretou luto oficial de três dias
Ceará 247 - Faleceu na madrugada de hoje (3), em Fortaleza, o chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Aírton Queiroz. Ele estava internado no Hospital Montklinikum, onde tratava de um câncer. Aírton Queiroz estava com 71 anos e era filho mais velho do empresário Edson Queiroz, fundador do maior grupo empresarial do Ceará.
O vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza divulgou nota e pesar pelo falecimento do empresário. "Foi com grande pesar que recebi hoje a notícia de falecimento do chanceler Airton Queiroz. Deixo meu abraço fraterno aos familiares, amigos e colaboradores que acompanharam a jornada deste ilustre fortalezense. Airton foi um dos maiores incentivadores do ensino e da pesquisa em nosso Município".
Em nota oficial, o Desembargador Francisco Gladyson Pontes, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, destacou a parceria entre a Unifor. "Em parceira com o TJCE e dentro da visão social do chanceler, a Unifor mantém Extensão do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que atua com mediação e conciliação. O convênio entre as duas instituições permite levar os serviços judiciais para maior número de pessoas e incentiva a cultura do acordo no meio social. O Estado e a cidade estão de luto com a perda. Que Deus o receba e console a família".
O desembargador destacou ainda o compromisso do chanceler Aírton Queiroz com a cultura. Defensor e amante da cultura, ele desenvolveu importante trabalho à frente da Universidade de Fortaleza (Unifor), trazendo à Capital diversas exposições de arte."O Estado perde um homem de visão, que investiu na educação e contribuiu para o crescimento da sociedade cearense. Além de democratizar o ensino superior, elevou-o a padrões internacionais. Também valorizou a arte e a disponibilizou para a apreciação da sociedade cearense. Oportunizou a muitos a chance de conhecer acervos dignos de grandes museus mundiais".
O deputado Heitor Férrer (PSB) também já divulgou nota oficial. "É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Dr. Airton Queiroz, na madrugada desta segunda-feira (03). Seu trabalho e compromisso com a sociedade cearense nos deixam um legado de avanços e conquistas sociais, acadêmicas, artísticas e culturais. Grande homem e empresário de visão, será sempre uma referência para o povo da nossa terra. Nossos sentimentos à família nesse momento de dor e saudade".
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do chanceler. Em nota oficial, ele destacou que Airton Queiroz "teve uma trajetória de sucesso à frente do Grupo Edson Queiroz, onde deu continuidade à gestão humanizada e compromissada com o desenvolvimento do Estado, iniciada por seus pais Edson e Yolanda Queiroz. Dono de sensibilidade ímpar para as artes, deixa um legado valioso para as culturas local, regional e nacional. Na educação, contribuiu efetivamente para a expansão de umas das instituições mais respeitadas do ensino superior, a Universidade de Fortaleza, na qual desempenhou um papel determinante tanto na vida dos estudantes, como da sociedade. Por sua trajetória, Airton Queiroz deixará sua marca na história do Ceará."
