Morre Sid Mosca, o mago dos capacetes campeões

Designer, ele criou a identidade visual dos grandes pilotos brasileiros, como Senna, Piquet e Fittipaldi; faleceu aos 74 anos, hoje, em So Paulo, vtima de cncer

Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

Marcio Kroehn_247_Os capacetes ficaram monocromáticos hoje. O pai da cor e do brilho se foi. Sid Mosca, o artista que inventou a pintura no acessório que protege a cabeça dos pilotos, faleceu aos 74 anos. Ele lutava contra um câncer de bexiga há alguns anos e não resistiu ao tratamento. Desde sábado estava internado no hospital Albert Einstein. O mais famoso desenho da carreira de Cloacyr Sidney Mosca foi o capacete amarelo com as listras azul e verde de Ayrton Senna.

Mas a história desse apaixonado por automobilismo, que tinha uma oficina em frente ao autódromo de Interlagos nos anos 1960 e 70, começou bem antes de Senna. O primeiro capacete desenhado por Sid Mosca foi o de Emerson Fittipaldi. Depois vieram os de, praticamente, todos os outros brasileiros que passaram pela Fórmula 1 e Indy, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Christian Fittipaldi, Nelson Piquet, entre outros. Além da cabeça dos pilotos, Sid Mosca pintou carros lendários, como a Lotus preta de Colin Chapman. No centenário da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o artista brasileiro foi convidado para pintar um capacete comemorativo para a entidade mundial.

Os pilotos brasileiros se manifestaram pelo twitter. “Sid foi sempre muito querido por todos. Para mim ficará teu sorriso e teu abraço amigo. E o "painted by SID" para sempre no meu capacete...”, escreveu Rubens Barrichello. “Hoje o automobilismo amanheceu mais triste. Perdemos um artista e um amigo. Sid Mosca. Há 6 anos você sempre fez meus capacetes brilharem. Saudade”, postou Tony Kanaan. “Sid deixou a marca de amor pelo seu trabalho e o carinho por nós, pilotos. E isso será lembrado para sempre por todos nós!”, completou Luciano Burti.

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email