Mostra de Dança foca a memória do corpo

Corpo, Memria e Autoria - Uma Conversa Sobre Os Entres leva oito coreografias ao palco do Ita Cultural por indicao dos artistas-curadores

Mostra de Dança foca a memória do corpo
Mostra de Dança foca a memória do corpo (Foto: Divulgação/Marcelo Lyra)

Itaú Cultural apresenta, entre os dias 3 a 6 de maio, a mostra de dança CORPO, MEMÓRIA E AUTORIA - Uma Conversa Sobre Os “Entres”. A programação da mostra, cujos conceito e formato foram discutidos conjuntamente com a equipe de Artes Cênicas do instituto, leva a assinatura dos artistas-curadores Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira, Daniela Dini e Luiz Ferron. Cada um indicou dois trabalhos de companhias variadas cuja reflexão remete à memória corporal.

As programações dos dias 5 e 6 integram a Virada Cultural 2012, respectivamente com as coreografias Nervura, com Gícia Amorim, e Interferência Inacabada...Preste Atenção no Ruído ao Fundo, com Vanilton Lakka, no sábado; e Anatomia das Coisas Encalhadas, de Silvia Moura, e Eu Sou Uma Fruta Gogoia em três tendências, de Thelma Bonavita, no domingo.

As indicações de Luis Ferron, baseadas em dupla questão que o inquieta – “o que é popular e o que não é?” – abrem a programação da mostra na quinta-feira, 3, quando sobe ao palco a Companhia Rui Moreira, com Faça Algum Barulho (Make Some Noise). O trabalho faz uma reflexão sobre a crise de valores materiais, e aponta uma revisão espiritual pautada na simplicidade das coisas. Na sequência, Cristian Duarte apresenta Hot 100 The Hot One Hundred Choreographers, ao lado de Rodrigo Andreolli, com quem interpreta em cena ícones da dança, coreógrafos e peças que o instigam, retratados em sua lista dos ‘hot 100’.

No dia 4 (sexta-feira), a bailarina Daniela Dini escolheu obras de coreógrafos com foco nos significados da identidade da dança. Para tanto, convidou o grupo MOVI, formado por jovens dançarinos que residem em Paraisópolis para apresentar Corpo Diva. Nesta coreografia, eles debatem as implicações do show business na construção do corpo como produto de mercado. Outro convidado dela para esta noite é o pernambucano Helder Vasconcelos, com Espiral Brinquedo Meu. O espetáculo que ele apresenta reúne ritmos, canções e figuras, criadas a partir da relação com o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural em uma mescla de música, dança e teatro.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247