Mostra do chargista Angeli é destaque em São Paulo
Exposição reúne cerca de 800 obras, que resgatam personagens e trabalhos que são imediatamente identificados com o autor
247 - O universo do cartunista e chargista brasileiro Arnaldo Angeli Filho, o Angeli, estará exposto no Itaú Cultural, em São Paulo, a partir desta sexta-feira, 16. Anárquico e urbano, Angeli cria, desde os anos 1980, personagens que se destacaram no cenário editorial.
Denominada Ocupação Angeli, a mostra dispõe num espaço de 120 m² cerca de 800 obras, sendo 80 originais, e 20 fotos do chargista da infância até hoje. A curadoria, feita pela mulher dele – a designer gráfica Carolina Guaycuru - , privilegia, além dos personagens e trabalhos que são imediatamente identificados com o autor, criações e estilos menos conhecidos de Angeli.
Foram selecionados pelo menos duas dezenas de temas e tipos de trabalhos. Entre eles, sexo, comportamento, política e música, além de charges e cartuns, autocaricaturas, cartazes, cadernos de esboços, série especiais e tiras de personagens, e o mundo irreverente da revista Chiclete com Banana.
Entre os elementos da Ocupação Angeli está uma das esculturas que fizeram parte da filmagem de Dossiê RêBordosa, curta dirigido por Cesar Cabral com bonecos animados. Quem for à exposição poderá assistir, também, a um vídeo no qual o artista é entrevistado e conta fatos marcantes do seu trabalho entre 1970 e 2000.
As tiras de Angeli já foram publicadas na Alemanha, França, Itália, Espanha, Argentina e Portugal, país em que o chargista obteve muito destaque e teve uma compilação de se trabalho lançada nos anos 2000.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: