Mostra do chargista Angeli é destaque em São Paulo

Exposição reúne cerca de 800 obras, que resgatam personagens e trabalhos que são imediatamente identificados com o autor

Mostra do chargista Angeli é destaque em São Paulo
Mostra do chargista Angeli é destaque em São Paulo (Foto: André Seiti)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - O universo do cartunista e chargista brasileiro Arnaldo Angeli Filho, o Angeli, estará exposto no Itaú Cultural, em São Paulo, a partir desta sexta-feira, 16. Anárquico e urbano, Angeli cria, desde os anos 1980, personagens que se destacaram no cenário editorial.

Denominada Ocupação Angeli, a mostra dispõe num espaço de 120 m² cerca de 800 obras, sendo 80 originais, e 20 fotos do chargista da infância até hoje. A curadoria, feita pela mulher dele – a designer gráfica Carolina Guaycuru - , privilegia, além dos personagens e trabalhos que são imediatamente identificados com o autor, criações e estilos menos conhecidos de Angeli.

Foram selecionados pelo menos duas dezenas de temas e tipos de trabalhos. Entre eles, sexo, comportamento, política e música, além de charges e cartuns, autocaricaturas, cartazes, cadernos de esboços, série especiais e tiras de personagens, e o mundo irreverente da revista Chiclete com Banana.

Entre os elementos da Ocupação Angeli está uma das esculturas que fizeram parte da filmagem de Dossiê RêBordosa, curta dirigido por Cesar Cabral com bonecos animados. Quem for à exposição poderá assistir, também, a um vídeo no qual o artista é entrevistado e conta fatos marcantes do seu trabalho entre 1970 e 2000.

As tiras de Angeli já foram publicadas na Alemanha, França, Itália, Espanha, Argentina e Portugal, país em que o chargista obteve muito destaque e teve uma compilação de se trabalho lançada nos anos 2000.


Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

O conhecimento liberta. Saiba mais. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

WhatsApp Facebook Twitter Email