Motoristas de ônibus entram em greve no Recife
Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus que circulam na Região Metropolitana da capital estão de braços cruzados desde o início da manhã desta segunda-feira; a categoria pleiteia um reajuste de 33% enquanto o patronato sinalizou com uma contraproposta de 3%; cerca de 3 mil ônibus trafegam diariamente na RMR e são responsáveis pelo deslocamento de 2 milhões de passageiros
PE247 - Motoristas, cobradores e fiscais de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR) estão em greve desde o início da manhã desta segunda-feira (1). A categoria pleiteia um reajuste de 33% enquanto o patronato sinalizou com uma contraproposta de 3%. Diante do impasse, os rodoviários optaram, em assembleia realizada na semana passada, por paralisar o serviço. Os passageiros só não serão totalmente prejudicados, em função de uma liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determinou que pelo menos 80% da frota entre em operação nos horários de pico e que 50% dos veículos trafeguem normalmente nos demais horários. Cerca de 3 mil ônibus trafegam diariamente na RMR e são responsáveis pelo deslocamento de 2 milhões de passageiros.
De acordo com o sindicato patronal, apenas sete das 108 reivindicações dos trabalhadores não foram atendidas. “São propostas elevadas e fora do contexto das inúmeras negociações coletivas que tem sido feitas nos últimos meses, seja do setor ou fora dele. O ministério Público deverá pedir o julgamento do dissídio, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana- PE), Fernando Bandeira. Embora os trabalhadores tenham dito que vão colocar apenas 30% da frota nas ruas, a Procuradoria Regional do Trabalho determinou que as empresas estão proibidas de contratar profissionais terceirizados pelo tempo de duração da paralisação.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: