CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

MP corre contra o tempo para barrar fichas-sujas

Vence na próxima sexta-feira 13 o prazo para o Ministério Público entrar com pedidos na Justiça Eleitoral para impugnar candidaturas. Ex-prefeito de Juiz de Fora e candidato a vereador Alberto Bejani (PSL) e Geraldo Nascimento (PSOL), candidato a prefeito em Timóteo, estão na lista

MP corre contra o tempo para barrar fichas-sujas (Foto: Edição/247)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Minas 247 – O Ministério Público de Minas Gerais tem até a próxima sexta-feira 13 para entrar com pedidos junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para impugnação de candidatos considerados fichas sujas. Espera-se que até o fim do prazo um grande número de ações sejam ajuizadas na Justiça. Após ter ciência do pedido de impugnação, o candidato tem sete dias para apresentar defesa e o juiz eleitoral de cada comarca mais três para dar a sentença. Se condenado, o candidato tem até o dia 23 de agosto para solicitar recurso ao TRE.

Alguns políticos conhecidos dos mineiros estão na mira do MP. É o caso do ex-prefeito de Juiz de Fora, Carlos Alberto Bejani (PSL), que administrou a cidade da Zona da Mata entre 2005 e 2008. Bejani chegou a ser preso pela Polícia Federal na Operação Passárgada, acusado de desvio de recursos que eram repassados pela União através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O ex-prefeito pleiteia este ano uma vaga na Câmara Municipal da cidade.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Situação semelhante vive Geraldo Nascimento, candidato à prefeitura de Timóteo, no Vale do Aço, pelo PSOL. Assim como o ex-prefeito de Juiz de Fora, Nascimento foi preso pela PF por envolvimento na máfia do FPM.

A ação do Ministério Público se baseia na chamada Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso Nacional em 2010 após grande manifestação popular. Este ano o Supremo Tribunal Federal considerou a lei constitucional e válida para as eleições municipais de outubro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO