Música brasileira segue há 75 anos sem Noel Rosa

Sambista foi fundamental para popularizar o mais brasileiro dos ritmos com 259 canes compostas em apenas 26 anos de vida

Música brasileira segue há 75 anos sem Noel Rosa
Música brasileira segue há 75 anos sem Noel Rosa (Foto: DIVULGAÇÃO)
Siga o Brasil 247 no Google News Assine a Newsletter 247

247 - Poucos artistas brasileiros são tão representativos como Noel Rosa. Nascido em família de classe média do Rio de Janeiro, foi um dos responsáveis por levar o samba dos morros de sua cidade para a sociedade “do asfalto” que até então sequer considerava a música nascida nos terreiros uma manifestação da cultura popular.

Com vida desregrada, trocava o dia pela boêmia noite da então capital federal. O tempo entregue à música, à poesia e ao sereno impediu que Noel se recuperasse de uma tuberculose que o vitimou aos 26 anos – no dia 4 de maio 2012.

No período pequeno em que esteve compondo, foi responsável foi 259 canções, contabilizando apenas aquelas registradas, e deixou clássicos da música e da poesia popular como “Fita Amarela”, “Com que Roupa”, “Gago Apaixonado”, “Filosofia” e “Conversa de Botequim”.

O conhecimento liberta. Saiba mais

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247