TV 247 logo
      HOME > Geral

      Naspers planeja cisão de operações, listagem de unidade de TV paga

      Fundada mais de 100 anos atrás na África do Sul, a Naspers se transformou de uma editora de jornais em uma gigante de 94 bilhões de dólares, mas deve a maior parte desta avaliação à fatia de um terço na Tencent.

      Naspers planeja cisão de operações, listagem de unidade de TV paga

      (Reuters) - A sul-africana Naspers revelou nesta segunda-feira planos para cindir as operações e listagem da unidade de TV paga, na primeira medida para reduzir o desconto entre seu valor de mercado e o de sua fatia na gigante chinesa Tencent.

      Fundada mais de 100 anos atrás na África do Sul, a Naspers se transformou de uma editora de jornais em uma gigante de 94 bilhões de dólares, mas deve a maior parte desta avaliação à fatia de um terço na Tencent.

      A participação na Tencent é avaliada em aproximadamente 155 bilhões de dólares, ou 65 por cento mais que a Naspers, apesar de a companhia possuir outros ativos como a unidade de TV paga MultiChoice, um monópolio de fato na África. O desconto levou alguns investidores a pedir ao presidente-executivo, Bob van Dyk, a encontrar formas de reduzi-lo.

      A MultiChoice deve listar ações na bolsa de Johanesburgo na primeira metade de 2019, disse a Naspers, acrescentando que o negócio seria cindido de forma a permitir buscar oportunidades de crescimento na África.

      “Isso reduzirá o desconto? Já dissemos que há várias opções estruturais sendo considerandas. Essa é uma delas. Achamos que criará valor aos acionistas”, disse van Dyk em teleconferência.

      A Multichoice será entregue aos acionistas atuais e a Naspers não levantará novo capital com a operação.

      A MultiChoice, que também tem um serviço de streaming chamado Showmax, contribui com cerca de 18 por cento das vendas da Naspers de 20,1 bilhões de dólares. A unidade está presente em cerca de 13,5 milhões de moradias na África e gera cerca de 6 bilhões de rands (403 milhões de dólares) em lucro anual.

      Van Dyk disse que a Naspers também considera outras opções para reduzir o desconto, incluindo garantir que as operações de ecommerce voltem a ter lucro.

      “Também estamos olhando outras listagens primárias de partes do nosso negócio”, afirmou.

      Por Tiisetso Motsoeneng e Patricia Aruo

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247