NE Notícias e Brayner: Eliane é opção principal de JB para PMA

O NE Notícias, página do radialista Gilmar Carvalho, afirma que a ex-primeira-dama e ex-secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino, é o "nome dos sonhos" do governador Jackson Barreto (PMDB) para disputar a eleição de 2016 para a Prefeitura de Aracaju; o jornalista Diógenes Brayner complementa que "Eliane é a opção mais objetiva de JB"; nesta semana, o presidente estadual do PMDB, partido do governador, João Augusto Gama, confirmou que Jackson não apenas fez um, mas vários convites a Eliane para filiar-se à legenda; ela, no entanto, frisa que JB ainda não falou com ela sobre candidatura à Prefeitura de Aracaju e nem para filiação ao PMDB

O NE Notícias, página do radialista Gilmar Carvalho, afirma que a ex-primeira-dama e ex-secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino, é o "nome dos sonhos" do governador Jackson Barreto (PMDB) para disputar a eleição de 2016 para a Prefeitura de Aracaju; o jornalista Diógenes Brayner complementa que "Eliane é a opção mais objetiva de JB"; nesta semana, o presidente estadual do PMDB, partido do governador, João Augusto Gama, confirmou que Jackson não apenas fez um, mas vários convites a Eliane para filiar-se à legenda; ela, no entanto, frisa que JB ainda não falou com ela sobre candidatura à Prefeitura de Aracaju e nem para filiação ao PMDB
O NE Notícias, página do radialista Gilmar Carvalho, afirma que a ex-primeira-dama e ex-secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino, é o "nome dos sonhos" do governador Jackson Barreto (PMDB) para disputar a eleição de 2016 para a Prefeitura de Aracaju; o jornalista Diógenes Brayner complementa que "Eliane é a opção mais objetiva de JB"; nesta semana, o presidente estadual do PMDB, partido do governador, João Augusto Gama, confirmou que Jackson não apenas fez um, mas vários convites a Eliane para filiar-se à legenda; ela, no entanto, frisa que JB ainda não falou com ela sobre candidatura à Prefeitura de Aracaju e nem para filiação ao PMDB (Foto: Valter Lima)

247 - O NE Notícias, página do radialista Gilmar Carvalho, afirma que a ex-primeira-dama e ex-secretária de Inclusão Social, Eliane Aquinoé o "nome dos sonhos" do governador Jackson Barreto (PMDB) para disputar a eleição de 2016 para a Prefeitura de Aracaju. O jornalista Diógenes Brayner, em sua coluna, afirma que Eliane é "a opção mais objetiva de Jackson Barreto" (leia abaixo). A ex-primeira-dama, contudo, evita antecipações. 

Nesta semana, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão e presidente estadual do PMDB, partido do governador, João Augusto Gama, confirmou que Jackson não apenas fez um, mas vários convites a Eliane para filiar-se à legenda. Gama também disse que reiterou os convites, e que o objetivo é convencê-la a ser candidata a prefeita da capital.

Eliane, no entanto, negou, em entrevista ao FaxAju, que tenha discutido o assunto com JB. Leia abaixo:

A ex-primeira dama Eliane Aquino disse na noite desta quarta-feira (1º) que o governador Jackson Barreto ainda não falou com ela sobre candidatura à Prefeitura de Aracaju e nem para filiação ao PMDB. Ela reconhece que JB dedica muito cuidado a ela e admite que, “por esse fato”, ainda não tratou sobre eleições municipais.

De Brasília, via WhatsApp, Eliane disse que uma de suas esperanças “era que os brasileiros tivessem bom senso e analisassem os fatos com inteligência política”. Para ela, “estamos retornando ao passado, às velhas forças, com práticas piores”. Eliane deixa bem claro que não descarta uma filiação ao PMDB, mas que “tudo precisa ser conversado de uma forma direta e transparente para a sociedade”.

A ex-primeira dama insistiu em bater na mesma tecla: “meu referencial de política é muito alto (em referência ao ex-governador Marcelo Déda, seu marido) e não entrarei em nenhuma disputa simplesmente pelo poder".

Abaixo texto de Brayner sobre Eliane:

A ex-primeira dama Eliane Aquino é um dos nomes citados para disputar mandato político. Viúva do ex-governador Marcelo Déda (PT), conquistou um lugar de destaque nesse seleto grupo de celebridades políticas do Estado, usando da simplicidade, somada à dedicação que teve pelo marido quando em vida. Esteve ao lado de Déda na alegria e na tristeza, como pedem os compromissos de convivência a dois.

Eliane Aquino teve o seu nome bem cotado para disputar o Senado pelo bloco liderado por Jackson Barreto (PMDB), então candidato à reeleição ao Governo do Estado. Bem aceita nas pesquisas e tomando gosto pela ideia, Eliane não conseguiu apoio do PT em Sergipe, que alegou inexistência de filiação. Criou-se um certo mal estar, diante do argumento de que ela não havia transferido a ficha partidária de Brasília para Sergipe.

Isso provocou uma cisão dentro do PT, que foi às ruas durante a campanha de 2014 unido, mas retomou as divergências internas logo após o resultado final das eleições. Eliane ficou fora da disputa e passou a coordenar a candidatura de Dilma Rousseff em Sergipe. Até hoje, não se sabe ao certo se Aquino realmente estava filiada ao PT. Um grupo diz que sim, outro diz que não.

Já se disse que Eliane é o colírio que alivia e dá brilhos aos olhos do governador Jackson Barreto. Há uma demonstração de carinho de JB para com ela. E isso expõe um desejo claro de tê-la como filiada ao PMDB e candidata à Prefeitura de Aracaju, o que provoca um certo ciúme de outros aliados que estão pondo a cabeça no páreo. Mas, alguma coisa acontece no coração de Eliane. Ele não bate mais forte mesmo quando há um certo luminar sobre seu nome, em torno de uma disputa eleitoral.

De Brasília, onde visita a família e aproveita o feriadão, Eliane Aquino reconheceu que o governador Jackson Barreto dedica muito cuidado a ela. Acha que, “por esse fato”, JB ainda não quis falar sobre uma candidatura sua à Prefeitura de Aracaju: “e ele está certo, afinal o Governo precisa ser tocado”. Para Eliane, o momento está mais para trabalho do que para arquitetar chapas majoritárias há uma distância razoável do pleito municipal.

Via WhatsApp, a ex-primeira dama disse que uma de suas esperanças “era que os brasileiros tivessem bom senso e analisassem os fatos com inteligência política”. Para ela, “estamos retornando ao passado, às velhas forças, com práticas piores”. Eliane deixa bem claro que não descarta uma filiação ao PMDB, mas que “tudo precisa ser conversado de uma forma direta e transparente para a sociedade”.

Eliane Aquino insistiu em bater na mesma tecla: “meu referencial de política é muito alto – referia-se ao ex-governador Marcelo Déda, seu marido – e não entrarei em nenhuma disputa simplesmente pelo poder. Acredito ainda na transformação pela política”. Claro que esse posicionamento de Aquino foge ao adotado pela maioria dos políticos, que tem como meta conquistar o Poder. E isso pode fazer a diferença.

O governador Jackson Barreto, por exemplo, já teria revelado que a deseja candidata à Prefeitura. Primeiro por ser mulher – quebraria um tabu dentro da estrutura do executivo municipal em Aracaju – e depois por ser ex-mulher de Marcelo Déda, um político que marcou fortemente o período que conviveu na política sergipana.

Eliane Aquino é a opção mais objetiva de Jackson Barreto.

Mas, não é só o PMDB que a quer. Eliane vem sendo assediada por outros partidos. O mais recente – e insistente – é o PSD. Até o presidente nacional da sigla, ministro Gilberto Kassab, já conversou com ela. Chegou a pedir uma ajudazinha a Jackson Barreto para convencê-la a filiar-se. O deputado federal Fábio Mitidieri diz que o PSD a quer para ser candidata à Prefeitura. O parlamentar até sugere que o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), seja o vice dela e também se filie à sigla.

Mas não é assim que pensa Nogueira. Ele pretende retornar à Prefeitura à frente de uma chapa ao lado de Eliane como vice. Os dois até já trataram do assunto. Não para aí: o deputado federal Valadares Filho (PSB), que acalenta com carinho o desejo de chegar a prefeito da capital, vê em Eliane Aquino o nome ideal para companheira de chapa.

Tranquila e fora dessa euforia para as eleições, a ex-primeira dama diz que o seu coração não se anima para isso... Ainda.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247