HOME > Geral

NE reduz participação no PIB nacional

O Nordeste perdeu espaço na economia brasileira, diminuindo seu percentual no Produto Interno Bruto (PIB) em 0,1 ponto percentual (p.p.); os dados são da pesquisa “Contas Regionais” realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dizem respeito ao ano de 2011; segundo o documento, a participação regional na composição do PIB nacional passou de 13,5% para 13,4%; os únicos estados nordestinos que registraram aumento no PIB foram o Maranhão, Paraíba e Bahia.

NE reduz participação no PIB nacional (Foto: José Paulo Lacerda / CNI)
Paulo Emílio avatar
Conteúdo postado por:

Pernambuco 247- O Nordeste perdeu espaço na economia brasileira, diminuindo seu percentual no Produto Interno Bruto (PIB) em 0,1 ponto percentual (p.p.). Os dados são da pesquisa “Contas Regionais” realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dizem respeito ao ano de 2011. Segundo o documento, oa participação regional na composição do PIB passou de 13,5% para 13,4%. Os únicos estados nordestinos que registraram aumento no PIB foram o Maranhão, Paraíba e Bahia.

Os estados de Maranhão e Paraíba registraram aumento de um ponto percentual nos PIBs, com 1,4% e 1,0%, respectivamente. Entretanto, a Bahia – que possui a maior participação regional na composição do PIB nacional – perdeu dois pontos percentuais devido à redução do refino de petróleo, caindo de 4,1% para 3,9% e reduzindo o PIB do Nordeste em 0,1%.

Segundo a mesma pesquisa, cerca de cinco estados concentram, juntos, cerca de 65% do PIB do País: São Paulo (32,6%), Rio de Janeiro (11,2), Minas Gerais (9,3%), Rio Grande do Sul (6,4%) e Paraná (5,8%). Entretanto, o estado de São Paulo decaiu 0,5 pontos percentuais em razão da influência  sofrida pelo declínio da indústria de transformação e do comércio varejista.

 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...