HOME > Geral

Negros ocuparão 44% das câmaras municipais nas capitais brasileiras

Um levantamento feito pelo site Gênero e Número apontou que, somando todas as cadeiras de todas as 25 capitais que elegeram suas câmaras municipais no último domingo (15), os números apontaram que 44% serão ocupadas por pessoas negras

Carol Dartora (PT), primeira negra eleita para a Câmara Municipal de Curitiba (Foto: Reprodução)

247 - Um levantamento feito pelo site Gênero e Número apontou que, somando todas as cadeiras de todas as 25 capitais que elegeram suas câmaras municipais no último domingo (15), os números apontaram que 44% serão ocupadas por pessoas negras. E as mulheres serão 18% de todas as vereadoras de capital do Brasil. 

Ao todo, 13 das 25 capitais terão 50% ou mais de representantes negros nas câmaras. A maioria dessas cidades está na região Norte, onde todas as capitais têm maioria negra.

Palmas (TO) é a cidade com maior quantidade de pessoas negras eleitas. Entre as 18 cadeiras, há somente uma pessoa branca.

Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis têm a menor representatividade negra. Com apenas 11% de negros, a capital paranaense elegeu a primeira mulher negra, Carol Dartora (PT). Em Porto Alegre, também com 11%, Karen Santos (PSOL) obteve mais de 15 mil votos e liderou o ranking dos mais votados na capital gaúcha.

Floripa é capital com a câmara municipal mais branca do Brasil será Florianópolis. Todas as 23 cadeiras foram ocupadas por pessoas brancas.