Nelson Filipe, da SMTT, ao 247: "Não se faz trânsito com mágica"
Superintendente da SMTT de Aracaju fala ao 247 sobre os problemas do setor, critica gestão passada e aponta soluções, que, segundo ele, melhorarão significativamente a mobilidade urbana na capital; anuncia a criação de cinco novas avenidas, defende uma nova licitação do transporte, diz que aumento da passagem não está definido ainda e avisa que a fiscalização eletrônica irá voltar
Valter Lima, do Sergipe 247 – O superintendente do Transporte e Trânsito de Aracaju, Nelson Filipe da Silva Filho, concedeu entrevista ao Sergipe 247 na última sexta-feira (15). Por 30 minutos, ele forneceu uma série de explicações sobre como a SMTT está planejando as melhorias (tão urgentes) para o transporte público e para a mobilidade nas avenidas e ruas de Aracaju.
Ele defendeu a realização da licitação do transporte, em moldes mais modernos, do que o iniciado na gestão anterior, relatou como encontrou o órgão e ressaltou que o planejamento tem sido a base de toda ação da nova administração. Ao 247, Nelson Filipe anunciou a construção de cinco novas avenidas, a implantação do BRT em menos de quatro anos e um novo modelo de estacionamento no Centro de Aracaju. Confira os principais trechos da entrevista.
Situação da SMTT
“Situação de penúria. Não temos sistemas suficientes para trabalhar. Se hoje tivéssemos a fiscalização eletrônica, não teríamos como processar as multas. Por isso a gente está montando um novo parque tecnológico, porque temos máquinas aqui que a mais nova deve ter nove anos de idade. Ainda rodamos com um sistema Windows 98. Assim, o CPD é tão arcaico, que vamos contratar um novo sistema, comprar novos equipamentos. Para se ter uma ideia, a SMTT não tem sequer internet própria. A internet que se usa aqui é a mesma de toda a prefeitura. Não temos tecnologia suficiente para rodar os programas que estão trazendo, como por exemplo, o controle GPS dos ônibus e dos táxis, a nova Zona Azul, que queremos implantar”
Zona Azul (estacionamento no Centro)
“A Zona Azul é aquele estacionamento que tinha no Centro, só que era feito com parquímetros. Vamos implantar hoje um modelo que o usuário consegue fazer a comprar do seu tempo de estacionamento pelo celular, pela internet. E caso não tenha esses meios, vai haver pontos na cidade onde se compra o tempo que vai ficar no estacionamento. E como será fiscalizado, já que não tem papel? Será feito pelos próprios agentes, que digitarão a placa do carro no equipamento deles e eles terão o controle disso. Enquanto não criamos os bolsões de estacionamento, que é um projeto do prefeito João Alves Filho, a Zona Azul vai deixar a busca por estacionamento mais fácil - e todos terão direito a vaga, de uma forma mais moderna. A pessoa poderá comprar um mês de estacionamento pela internet”
Licitação do transporte público
“Estamos dependendo somente do Poder Judiciário. O Tribunal de Contas do Estado estava com uma cópia do projeto e fez algumas ressalvas. Nós estamos providenciando as alterações. Mas, na verdade, este processo de licitação que está tramitando é totalmente ultrapassado para Aracaju. A gente precisa pegar o processo como um todo e refazer, porque a própria população não aceita este transporte que está aí. E a licitação atual traz o modelo que está aí, não muda nada, apenas justifica a participação das empresas. Então, a gente precisa modernizar o transporte público, dar qualidade, pontualidade, respeito às pessoas. Tudo isso é necessário para que tenhamos uma licitação justa. Além disso, o modelo que está aí só contempla Aracaju e isola Socorro, Barra e São Cristóvão. Nós vamos refazer o projeto, aproveitar o máximo possível, mas sabendo que teremos muito trabalho para contemplar tudo que está faltando. A licitação é o único caminho para melhorar o serviço, porque no edital a gente coloca como é que deve funcionar – e se não cumprir, a gente tem como cobrar. Hoje, não temos isso. Temos apenas a lei de concessões, que é ampla demais. Por isso, as dificuldades que temos com o transporte público hoje. A licitação é primordial para resolver isto”
Falta de planejamento da SMTT
“Hoje temos um corpo de cinco engenheiros e três arquitetos concursados, fora os contratados para que toda decisão seja técnica. As pessoas falam que está demorando mais para resolver as demandas de intervenções no trânsito, mas isto é justamente porque não fazemos na base do achismo. Demora mais, mas quando a decisão é tomada, é a mais correta. Não ficamos fazendo laboratório nas ruas. Não se faz trânsito com mágica. Se faz com engenharia. É necessário que se foque no problema, para tomar sempre a melhor decisão, para não fica no vai e vem de fecha e abrir ruas, fechar e abrir retornos. Temos que tomar decisões definitivas”
Avenidas estreitas e o BRT
“É um planejamento de 158 anos que não foi alterado. Quem mudou alguma coisa foi o próprio João Alves Filho, quando foi prefeito há mais de 30 anos. Ele criou as avenidas Heráclito Rollemberg, Adélia Franco, Coelho Campos, boa parte da Tancredo Neves. Ou seja, essas ampliações que foram feitas já existem há mais de 30 anos e desde então o número de carros cresceu 10 vezes e ninguém investiu na cidade, que continua com ruas e avenidas estreitas e um fluxo absurdo de veículos e pessoas. É justamente neste contexto que entra a ação do prefeito João Alves Filho agora, trazendo cinco avenidas novas, fazendo um trabalho de engenharia para criar quatro grandes corredores de veículos dentro da cidade, mas priorizando o pedestre e o transporte público, com a implantação do BRT. Será um grande investimento, que vai causar transtorno no começo, mas o futuro mostra que é a grande solução”
Deixar veículo em casa e utilizar ônibus
“Consigo enxergar esta situação a depender da oferta. Se eu oferto um transporte público de qualidade, será natural. As pessoas querem conforto, pontualidade e qualidade. Se oferecermos isto, no mínimo, a pessoa irá pensar: “tenho que ir ao Centro. Vou de carro ou de ônibus? Vou ter um conforto parecido, mas não vou ter que procurar estacionamento, e na hora que eu quiser retornar, o ônibus estará ali pontualmente”. O BRT funciona assim. É igual a avião e trem. Ele passa no horário, o sistema é informatizado. Dá para fazer tudo isto em menos de quatro anos em Aracaju. Já estamos planejando a construção de novos abrigos de ônibus, reforma dos terminais e para completar que alcancemos nosso objetivo só precisa da licitação. Se conseguirmos destravar a licitação no TJ, as melhorias acontecem. Queremos isto e a população está exigindo que o transporte e o trânsito melhorem”
Fiscalização eletrônica
“Vamos instalar a fiscalização eletrônica em Aracaju. É necessário. Agora, faremos isto em modelo diferente, que prezará pela transparência, que eduque a população, e os equipamentos serão instalados a partir de um planejamento. Iremos posicionar os radares, a partir das estatísticas que revelem a necessidade do aparelho. Vamos mostrar para a sociedade, porque o radar foi instalado em determinado local, iremos sinalizá-lo, com transparência. Não vai estar escondido”
Situação da VCA
“Já estamos chegando a uma solução, mas não posso adiantar ainda. Tivemos uma reunião na quinta-feira e na sexta-feira com a VCA e voltaremos a nos reunir na segunda-feira, para na terça-feira tomaremos uma decisão em relação a isto. Todas as possibilidades são possíveis. Multa já ocorreu diversas vezes e pode acontecer novamente. Já aconteceu suspensão e pode voltar a ocorrer, pode ocorrer retirada da empresa. Faremos tudo com responsabilidade. Da decisão que tomarmos já teremos uma medida nova engatilhada para não prejudicar a população”
Aumento da passagem
“Não está definido. Fizemos um estudo, comparamos com o que foi feito pelo Setransp, mandamos para o prefeito, que deve encaminhar para a Câmara. A nossa planilha e a do Setransp apresentam algumas distorções. Ambas serão encaminhadas para a Câmara, para a partir daí o prefeito junto com os vereadores tomarem a decisão final”
Foto: Raquel Passos/SMTT
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: