HOME > Geral

Neymar fatura Bola de Prata em três categorias

Craque do Santos faturou o prmio Bola de Prata, promovido pela revista Placar, em trs categorias. Mundialmente, o jogador ficou de fora do Bola de Ouro, da Fifa, como melhor jogador do ano, mas ainda compete na categoria melhor gol

Neymar fatura Bola de Prata em três categorias (Foto: PIERVI FONSECA/Agência Estado)

Cassius Oliveira _247 – Como era de se esperar, Neymar sobrou na tradicional premiação da Bola de Prata, entregue pela revista Placar nesta segunda-feira. O jogador do Santos ganhou um troféu Bola de Prata como melhor atacante do Campeonato Brasileiro, uma Chuteira de Ouro como artilheiro do ano no Brasil e uma Bola de Ouro como melhor jogador do campeonato.

A premiação da revista é feita desde 1970, um ano antes da criação do Campeonato Brasileiro como é chamado atualmente, e é feito por uma comissão de jornalistas que avalia todos os jogos da competição e dão notas aos jogadores. Os atletas com as melhores médias são premiados com a Bola de Prata de suas respectivas posições. O jogador com maior média no campeonato fatura a Bola de Ouro.

O campeão Corinthians teve dois jogadores na seleção da Revista Placar: o zagueiro Paulo André e o volante Paulinho. Mesmo número que o vice Vasco da Gama, representado pelo goleiro Fernando Prass e pelo zagueiro – sensação do campeonato – Dedé. Fred, que comandou a recuperação impressionante do Fluminense no segundo turno, divide o ataque com Neymar.

Apesar de o Palmeiras não ter feito um bom campeonato, chegando a ter chances de rebaixamentos em seis rodadas, teve o volante Marcos Assunção como vencedor da Bola de Prata, como o meia Montillo, do Cruzeiro, que se salvou do descenso na última rodada do campeonato. Mesmo não tendo feito uma grande competição e ser criticado durante muitas partidas, Ronaldinho Gaúcho foi escolhido o melhor meia do Brasileirão, ao lado do jogador da Raposa. Outros dois que integraram a lista foram os laterais Mário Fernandes, do Grêmio, e Juninho, do Figueirense.

Prêmio da Fifa deixa Neymar de fora da final

247, com informações da Agência Estado – O craque do Santos faturou a maior premiação nacional nesta segunda-feira, mas ficou de fora da fase final do Bola de Ouro, entregue anualmente pela Fifa. A Federação anunciou Lionel Messi e Xavi Hernandez, do Barcelona, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, como candidatos a ficar com a Bola de Ouro, concedida ao melhor jogador do mundo neste ano.

O atacante santista, porém, não deixará de participar da cerimônia de premiação no dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça. Ele entrou na lista de finalistas para o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano, ao lado de Messi e Wayne Rooney, do Manchester United. O gol candidato ao troféu foi marcado na derrota do Santos para o Flamengo por 5 a 4, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão.

Neymar tinha boas chances de se tornar o primeiro jogador que atua no Brasil a entrar na briga pela Bola de Ouro - os brasileiros que já levaram o Prêmio jogavam fora do País. O santista chegou a aparecer na lista preliminar de 23 classificados, mas ficou de fora da lista final definida por votação dos técnicos das seleções nacionais e membros da imprensa esportiva selecionados pela revista France Football.

O Brasil também será representado no dia 9 de janeiro pela atacante Marta. Eleita a melhor jogadora do mundo nos últimos cinco anos, ela buscará seu sexto troféu seguido na disputa com a japonesa Homare Sawa e a norte-americana Abby Wambach.

O prêmio Bola de Ouro, concedido ao melhor jogador do mundo, será entregue pela segunda vez seguida em uma parceria entre a Fifa e a revista France Football. O primeiro vencedor foi Lionel Messi, em 2010.

 

Confira a lista dos ganhadores da Bola de Prata 2011:

 

Fernando Prass (Vasco) – goleiro

Mário Fernandes (Grêmio) – lateral-direito

Dedé (Vasco) – zagueiro

Paulo André (Corinthians) – zagueiro

Juninho (Figueirense) – lateral-esquerdo

Marcos Assunção (Palmeiras) – volante

Paulinho (Corinthians) – volante

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo) – meia

Montillo (Cruzeiro) – meia

Neymar (Santos) – atacante

Fred (Fluminense) – atacante

Artilheiro

Borges (Santos)

Bola de Ouro

Neymar (Santos)

Chuteira de Ouro

Neymar (Santos)