Nível de Rio sobe e deixa região em alerta
O rio Jacuípe, que passa por quatro municípios do Norte de Alagoas, subiu dois metros durante a madrugada desta quinta-feira (25); Defesa Civil Estadual e os núcleos municipais já foram alertados pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); elevação é considerada significativa, mas até o momento não houve transbordamento
Alagoas247 - O nível do rio Jacuípe, que banha quatro municípios alagoanos ao Norte do Estado, teve uma elevação de dois metros durante a madrugada desta quinta-feira (25). A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) já emitiu comunicado à Defesa Civil Estadual e aos núcleos municipais, que estão em alerta.
"Foi uma elevação bem significativa, mas a tendência é que o nível se mantenha estável no decorrer do dia porque temos previsão de chuvas – entre esta manhã e à tarde – bem menos intensas do que durante a madrugada", avaliou o meteorologista da Sala de Alertas da Semarh, Vinícius Pinho.
De acordo com ele, não houve transbordamento e não há registro de famílias atingidas até o momento. O rio Jacuípe nasce em Ibateguara e corta os municípios de Colônia Leopoldina, Campestre e Jacuípe, ao Norte do Estado. Os dois últimos são os mais afetados pelas enchentes, a exemplo do que ocorreu em 2010 e 2011.
"Foi muita chuva durante a madrugada e se continuar a chover o rio pode transbordar", disse a servidora pública Rosineide da Silva, moradora de Jacuípe.
Em Campestre, o nível do rio também se elevou. A situação é monitorada pelos Guardiões do Vale do Jacuípe, um grupo formado por estudantes que foram capacitados pela Rádio Comunitária Campestre FM, em parceria com a iniciativa privada.
Com gazetaweb.com
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: