HOME > Geral

Nos 65 anos da FIEC, setor industrial do Ceará tem pouco a comemorar em 2015

Em clima de pouca expectativa, a FIEC comemora 65 anos e o Dia da Indústria, em solenidade marcada para o dia 28, quinta-feira, no La Maison Dunas. Na ocasião será também entregue a Medalha do Mérito Industrial a três empresários cearenses

Em clima de pouca expectativa, a FIEC comemora 65 anos e o Dia da Indústria, em solenidade marcada para o dia 28, quinta-feira, no La Maison Dunas. Na ocasião será também entregue a Medalha do Mérito Industrial a três empresários cearenses (Foto: Fatima 247)

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC - programa para o próximo dia 28, quinta-feira,  solenidade comemorativa ao Dia da Indústria e entrega da Medalha do Mérito Industrial a três homenageados:  Ivens Dias Branco Júnior, do Grupo M.Dias Branco; Pedro Lima, da Três Corações  e Humberto Fontenele, ex-vice-presidente da instituição. A solenidade deve acontecer em clima de pouca expectativa, já que o setor amarga perdas significativas neste ano.

No primeiro trimestre de 2015, a redução na produção industrial atingiu 5,5%. As previsões dos analistas de mercado indicam que a queda deve reduzir-se para 2,8% até o final do ano. A estimativa mais recente da Confederação Nacional da Indústria indica uma queda de 3,4% do Produto Interno Bruto industrial para este ano. Em 2014, o PIB industrial encolhei 1,9% no Ceará e 1,2% no país.

Setorialmente, em 2015, apenas dois segmentos apresentaram avanço na produção: minerais não metálicos, calçados e couro. Por outro lado, setores como têxtil, confecções e produtos químicos apresentaram forte redução. Nos quatro primeiros meses do ano, foram extintos, no Ceará, mais de 11 mil postos de trabalho, sendo 3.861 industriais, uma redução de 1% no total de empregos do setor. O setor de calçados (- 1.996 empregos) e Construção Civil (- 1.604 empregos) foram os principais responsáveis pelo resultado negativo.

No comércio exterior, apesar da desvalorização cambial, as exportações do Estado recuaram 18,7% nos primeiros quatro meses. Entretanto, parte dessas reduções se referem a combustíveis produzidos em outros estados e contabilizados como exportações cearenses devido à operações de transbordo da Petrobrás. Excluindo petróleo e combustíveis, a queda nas exportações cearenses é de 5,3%. Entre os cinco principais produtos da pauta de exportação, apenas cera de carnaúba apresentou avanço das vendas ao mercado externo.

Dia da Indústria

O Dia da Indústria é comemorado no dia 25 de maio, em memória de Roberto Simonsen, que foi o patrono da indústria nacional, que faleceu em 25 de maio de 1948. Roberto Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras.

 

Com informações do Portal FIEC