HOME > Geral

'Nosso presente para a Câmara é trabalhar por uma cidade mais humana'

A série de eventos que marcam os 466 anos da Câmara Municipal teve início ontem (10) com o 5º Encontro do Ciclo de Debates Salvador Sustentável; 'Logística reversa e consumo responsável' foi o tema de abertura; idealizador do evento, o presidente do Legislativo, vereador Paulo Câmara (PSDB), destacou a importância do encontro; "O presente dos 466 anos é trabalhar por uma Salvador sustentável e mais humana para as gerações futuras. É obrigação da Câmara trazer os temas de interesse da cidade, debater e, se necessário, transformar em leis", disse Paulo Câmara

A série de eventos que marcam os 466 anos da Câmara Municipal teve início ontem (10) com o 5º Encontro do Ciclo de Debates Salvador Sustentável; 'Logística reversa e consumo responsável' foi o tema de abertura; idealizador do evento, o presidente do Legislativo, vereador Paulo Câmara (PSDB), destacou a importância do encontro; "O presente dos 466 anos é trabalhar por uma Salvador sustentável e mais humana para as gerações futuras. É obrigação da Câmara trazer os temas de interesse da cidade, debater e, se necessário, transformar em leis", disse Paulo Câmara (Foto: Romulo Faro)

Bahia 247 - A série de eventos que marcam os 466 anos da Câmara Municipal de Salvador teve início, na manhã desta quarta-feira (10), com o 5º Encontro do Ciclo de Debates Salvador Sustentável. 'Logística reversa e consumo responsável' foi o tema debatido por representantes dos Legislativos Municipal e Estadual, da Prefeitura de Salvador e Ministério Público.

Idealizador do evento, o presidente do Legislativo, vereador Paulo Câmara (PSDB), destacou a importância do encontro no momento em que o tema está em plena discussão na Câmara, com o recente encaminhamento pela Prefeitura da Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

"No aniversário da Câmara, comemorado em 13 de junho, estamos trazendo para a ordem do dia esse debate sobre políticas públicas para o meio ambiente. O presente dos 466 anos é trabalhar por uma Salvador sustentável e mais humana para as gerações futuras. É obrigação da Câmara trazer os temas de interesse da cidade, debater e, se necessário, transformar em leis", disse o presidente.

Facilitador do 5º Encontro, o ex-senador Cícero Lucena, da Paraíba, tem reconhecimento nacional e internacional por sua atuação na área de resíduos sólidos. Lucena elogiou o Projeto de Lei nº 403/2009, de autoria do vereador Paulo Câmara, aprovado em 27 de abril de 2011, que responsabiliza os produtores de embalagens plásticas e não biodegradáveis pela destinação final e ambientalmente adequada de seus produtos.

"Espero que esse projeto seja adotado também em outras cidades pela conscientização que promove sobre a responsabilidade sobre os resíduos sólidos. Dou meu testemunho de que a Câmara Municipal de Salvador está exercendo o seu papel ao colocar esse tema em pauta. O debate e a discussão são fundamentais para que haja essa conscientização acerca das questões do meio ambiente", afirmou o ex-senador Cícero Lucena, que foi governador da Paraíba e prefeito de João Pessoa.

Sobre a implementação da logística reversa nas cidades, Lucena completou dizendo que o ideal é que a discussão seja iniciada nas Câmaras Municipais. "A operacionalização tem de ser discutida com quem vende, quem distribui e quem produz. Se não, corremos o risco de ter só uma lei para ser descumprida", ressaltou. Em sua palestra, ele apresentou o processo de fechamento do Lixão do Roger, em 1997, durante sua gestão como prefeito da capital paraibana.