TV 247 logo
    HOME > Geral

    Novo Facebook transforma sua vida em mercadoria

    Com layout mais social e interessante, j disponvel no Brasil, a rede amplia o carter comercial das informaes pessoais dos usurios

    Novo Facebook transforma sua vida em mercadoria (Foto: Divulgação)
    Editoria avatar
    Conteúdo postado por:

    Diego Iraheta _247 - Em mais um certeiro passo rumo às relações 3.0, o Facebook decidiu transformar o perfil do usuário – a ferramenta número 1 de qualquer rede social. Agora, a página de cada pessoa não será apenas um conjunto de informações, fotos e preferências, sem qualquer organização. A partir desta quinta-feira, 15, o perfil passa a ser uma biografia para amigos de todo o mundo. O novo layout a la Tumblr é ancorado principalmente na “timeline”, a linha do tempo de cada usuário que vai concentrar todos os seus dados.

    Essa nova mudança no Face tem dois objetivos importantes. O primeiro deles, o mais claro para os internautas, é integrar ainda mais as conexões. A rede fica cada vez mais social à medida que as pessoas ficam mais antenadas no que tem se passado na vida dos amigos. Agora, será possível inserir “evento cotidiano”, com data, local e foto do evento. Isso pode ser feito tanto para fatos futuros quanto ocorrências do passado.

    O “evento cotidiano” é o recurso ideal para a galera que adora “overshare” coisas da vida. Ele será efetivo tanto para grandes acontecimentos, como a formatura de um jovem ou nascimento do primeiro filho, quanto para frivolidades, como a primeira visita a um restaurante ou a compra de um móvel novo. Esse compartilhamento mais organizado está dividido em: trabalho/educação; família/relacionamentos; casa; saúde/bem-estar; e viagem/experiências.

    Ao compartilhar as boas novas da vida pessoal ou profissional, os usuários buscam um início de comunicação com os amigos. A oferta de tantas categorias para organizar os posts é um convite para os FBeiros atualizarem constantemente as próprias informações. E, dessa forma, o combustível social da rede alimenta o motor das relações no dia a dia.

    O segundo objetivo da transformação no Face, possivelmente velado para muitos, é tornar a plataforma mais mercadológica. A sua timeline, a sua biografia, nada mais é do que um tesouro para os publicitários e marqueteiros. Cada pedacinho da sua vida faz diferença: a sua viagem a Campos do Jordão há dez anos, o passeio que sua filha de quatro anos faz todo fim de semana à casa dos avós, as fan pages curtidas.

    Esses retalhos virtuais se amarram em uma vitrine viva. De posse de todos os seus dados, o Facebook faz dinheiro ao colocar à disposição das marcas listas segmentadas de público-alvo para os mais diversos tipos de produtos. Essa é a lógica da Web 3.0, que apresenta aos usuários resultados mais personalizados. A princípio, é mais confortável para o internauta, já que o anúncio vai a ele (quando o Face sugere páginas para curtir, por exemplo). Mas sua vida fica cada vez mais commodity e – ainda que seus dados estejam protegidos pelo Face – sua privacidade fica cada vez mais “disponível” às cutucadas das grandes corporações.

    Se você quer instalar a timeline no seu perfil, voluntariamente, acesse a página da timeline do Facebook, quando estiver conectado à sua conta.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: