‘Novo’ governador cria sua Mombaça em Minas

Em 1989, o deputado federal Paes de Andrade (PMDB) assumiu provisoriamente a presidncia da Repblica e levou uma comitiva sua terra natal, Mombaa, no Cear. Hoje, e at 13 de maio, Minas governada pelo deputado estadual Diniz Pinheiro, do PSDB, que tambm nutre uma relao de amor para alguns exagerada com a sua Ibirit, cidade de 150 mil habitantes na Grande BH

Minas 247 - Minas Gerais também tem a sua Mombaça. Ela é Ibirité, cidade pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte com cerca de 150 mil habitantes. É a base eleitoral do presidente da Assembleia Legislativa de Minas, o deputado estadual tucano Dinis Pinheiro. Até 13 de maio, ele é o governador do estado, uma vez que o governador Antonio Anastasia (PSDB) e o vice, Alberto Pinto Coelho (PP).

A comparação com Mombaça remete à cidade cearense de pouco menos de 50 mil habitantes. Em 1989, quando José Sarney era presidente da República, Paes de Andrade, do PMDB, era presidente da Câmara Municipal e assumiu a presidência por breve período. Aproveitou a oportunidade para visitar a terra natal, acompanhado de uma extensa comitiva - na época, a viagem foi acusada de gastos excessivos. A partir dali, Paes de Andrade ganhou o apelido de “Presidente Mombaça”.

“Mombaça” mineira, Ibirité começou a ser lembrada sem economia pelo presidente da Assembleia Legislativa já em sua posse, no ano passado. Geralmente eventos muito formais e sem chamativos, a cerimônia contou com participação de banda de música, coral, crianças, adultos e idosos, todos de Ibirité. Distribuiram-se salgados e cachorros-quentes a todos, que foram à Assembleia de ônibus fretado. Para aliados de Pinheiro, a novidade foi bem-vinda, já que trazia o “povo” para a Assembleia. Muita gente, porém, criticou a festa, considerando-a exagerada para uma simples posse de presidente de Legislativo estadual e demagógica.

O primeiro ato de Dinis Pinheiro como governador interino foi, é claro, visitar Ibirité. Mostrou-se orgulhoso para seus conterrâneos. Nas palavras de Raquel Faria, colunista do colunista do jornal O Tempo, ele “parece estar nas nuvens, vivendo um sonho na experiência de chefiar por dez dias o governo do estado”.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247