Novo presidente do Basa toma posse com forte prestígio do Tocantins
Funcionário de carreira e superintendente no Tocantins até o mês passado, Marivaldo de Melo (2º à esq.) tomou posse nessa segunda-feira, 16, como presidente da instituição, em Belém (PA), em solenidade com a presença de vários políticos e empresários; entre eles o governador Marcelo Miranda (PMDB), a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda (PMDB); o senador Vicentinho Alves (PR), o presidente do Sistema Federação das Indústrias (Fieto), Roberto Pires; os deputados federais Lázaro Botelho (PP) e Vicentinho Júnior (PSB), e a deputada estadual Luana Ribeiro (PR); "Marivaldo soube compreender a verdadeira finalidade deste banco: a de transformar a vida dos povos da Amazônia", disse Marcelo
Tocantins 247 - O Banco da Amazônia (Basa) empossou como novo presidente Marivaldo de Melo, funcionário de carreira da instituição e superintendente no Tocantins até o mês passado. A solenidade aconteceu nessa segunda-feira, 16, em Belém (PA), e contou com a presença de políticos de líderes empresariais do Tocantins. Prestigiaram o evento, entre outros, o governador Marcelo Miranda (PMDB), a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda (PMDB); o senador Vicentinho Alves (PR), o presidente do Sistema Federação das Indústrias (Fieto), Roberto Pires; os deputados federais Lázaro Botelho (PP) e Vicentinho Júnior (PSB), e a deputada estadual Luana Ribeiro (PR).
O governador Marcelo Miranda defendeu o Banco da Amazônia como promotor do desenvolvimento do Norte do País. "Nos últimos sessenta anos, a história deste banco está diretamente relacionada ao desenvolvimento socioeconômico desta região. Neste período, esta instituição financeira tem dado sua contribuição para o crescimento do País e o Tocantins é grande beneficiado", disse o governador, ressaltando qualidades profissionais do novo presidente. "É um profissional exemplar, que com dedicação, competência, e outras qualidades soube compreender a verdadeira finalidade deste banco: a de transformar a vida dos povos da Amazônia".
Na ocasião, o governador também lembrou que o País vive um cenário econômico que exige parceria entre os poderes e instituições. "O nosso papel - de gestores públicos e privados é inovar, é buscar alternativas criativas e viáveis para mudar esse quadro. Precisamos adotar novos conceitos e quebrar velhos paradigmas para a edificação de um novo tempo. As circunstancias são um convite ao diálogo, à união de forças", apontou.
Roberto Pires disse que Marivaldo sempre contribuiu para alavancar a agroindústria do Estado. "É uma honra poder prestigiar a posse de Marivaldo Melo. Como representante da indústria, posso afirmar que ele tem a experiência necessária para ajudar a desenvolver não só a nossa região, mas todo o Brasil" comentou o presidente do Sistema Fieto, acrescentando que a indicação do novo presidente foi comemorada pelos empresários do Tocantins.
A deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro, também participou da solenidade de posse do presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Gonçalves de Melo. "É uma alegria acompanhar o crescimento de um profissional que atuou brilhantemente no Tocantins. Desejo sucesso ao novo presidente", disse a republicana.
Presidente
O engenheiro agrônomo Marivaldo de Melo é o primeiro funcionário de carreira a assumir a presidência do Banco da Amazônia. Ele substitui Valmir Pedro Rossi, que estava à frente da instituição financeira desde 18 de fevereiro de 2013. O novo presidente iniciou suas atividades na instituição em 17 de agosto de 1999, na agência de Sena Madureira, no Acre, como técnico científico na área de Engenharia Agrônoma, passando em seguida a exercer o cargo de gerente da unidade.
Em 2006, Marivaldo Melo assumiu a Superintendência Regional do Banco da Amazônia no Acre. Em 2011, em Santarém, no Pará, assumiu a Superintendência do Pará II e, em 2013, foi designado para a Superintendência Regional do Tocantins, onde se encontrava até esta nova designação.
