HOME > Geral

Novo ranking mantém Fortaleza entre as cidades mais violentas do mundo

O Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, ONG do México que elabora um ranking mundial sobre violência urbana, apresentou novo relatório classificando Fortaleza como a 8ª cidade mais violenta do mundo. Nos dois últimos anos Fortaleza aparecia como a sétima. O ranking do órgão é feito com base no número de homicídios da cidade em proporção à população, a partir de cidades com pelo menos 300 mil habitantes

O Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, ONG do México que elabora um ranking mundial sobre violência urbana, apresentou novo relatório classificando Fortaleza como a 8ª cidade mais violenta do mundo. Nos dois últimos anos Fortaleza aparecia como a sétima. O ranking do órgão é feito com base no número de homicídios da cidade em proporção à população, a partir de cidades com pelo menos 300 mil habitantes (Foto: Rodrigo Rocha)

Ceará 247 - O novo relatório do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, manteve Fortaleza entre as cidades mais violentas do mundo. Neste novo relatório, Fortaleza desce uma posição, passando para o oitavo lugar. Nos dois últimos anos Fortaleza aparecia em sétimo lugar.

De acordo com o levantamento, Fortaleza registrou 2.541 assassinatos em 2014 e ficou com uma taxa de 66,55 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Conforme o relatório da Organização Não Governamental (ONG) mexicana, outras 18 cidades brasileiras estão entre as 50 mais violentas do Planeta.

San Pedro Sula, em Honduras, permanece no topo da relação, com taxa de 171,2 homicídios por 100 mil habitantes, seguida por Caracas (115,98), na Venezuela, e Acapulco (104,16), no México.

Para o Governador Camilo, enfrentar a questão da violência no Estado exige um olhar mais amplo sobre o problema. "Não se resolve o problema da violência só com polícia. Para o Governador enfrentar a questão da droga é fundamental para conter a violência. "Precisamos criar as condições para que jovens não caiam no mundo das drogas, que sejam aliciados por traficantes e precisamos evitar que a droga entre no Estado".

O Governador Camilo Santana Criou o Fórum Ceará Pacífico 2015, envolvendo vários secretários de Governo, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Universidade Federal do Ceará, ente outras instituições, para elaborar um plano integrado de segurança para o Estado.

.