“O DEM fez o que o PT não teve coragem de fazer”

Para o lder democrata, diante das denncias de corrupo, como o mensalo, o PT teve receio de cortar na carne; Por isso tem seu Delbio, seu Genono, Jos Dirceu e os aloprados da mala preta e do dinheiro escondido na cueca

“O DEM fez o que o PT não teve coragem de fazer”
“O DEM fez o que o PT não teve coragem de fazer” (Foto: Bruno Pinto da Rocha / Bahia247)

Elieser Cesar_Bahia247 - Na segunda-feira passada (23), o senador potiguar Agripino Maia deixou de lado um encontro internacional do DEM em São Paulo no qual se discutiu a luta contra o populismo na América Latina (leia-se Lula, Hugo Chávez, Evo Morales e outros). Acompanhado de um caravana de deputados federais do partido, Maia veio a Salvador pedir que o deputado federal ACM Neto aceitasse ser pré-candidato a prefeito de Salvador, no que foi bem-sucedido. Para ele, o encontro na capital baiana foi o evento mais importante do DEM de 2012, pela importância estratégica da candidatura do parlamentar baiano para os democratas. O partido murchou com a migração de políticos para o recém-criado PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do vice-governador da Bahia, Otto Alencar e está abalado com a perda de um dos seus mais importantes quadros: o senador goiano Demóstenes Torres, acusado de se beneficiar do esquema de corrupção de Carlinhos Cachoeira e sua máfia dos caça-niquéis.

Para Agripino – chamado, à boca pequena, por muitos petistas de Agripino Maia, por suas ácidas críticas, difíceis de descascar e de digerir – o PT e outros partidos envolvidos em corrupção não tiveram coragem de "cortar na carne", como acabou de fazer o DEM. Nesta entrevista ao Bahia247, o senador e dirigente democrata jura amor pela Bahia e prevê que "o baixinho ACM será o próximo prefeito da capital baiana".

 

A importância da candidatura de ACM Neto

Primeiro porque Salvador é a terceira capital do Brasil. Depois porque ACM Neto é o líder do partido na Câmara. É um valor político que o DEM oferece à Cidade do Salvador. Além disso, é importante para o DEM conquistar a terceira maior capital do país.

Mutirão eleitoral

Nós fizemos um mutirão para estar, aqui, em Salvador, na segunda-feira. Deixamos para segundo plano um encontro internacional do DEM em São Paulo para discutir a luta contra o populismo na América Latina, para vim à Bahia e pedir a ACM Neto que seja o nosso candidato a prefeito de Salvador. Este é o mais importante evento do partido para 2012.

Caravana democrata

Nós estamos, aqui, com parlamentares de vários estados do Brasil e vimos pedir que ele [ACM Neto] seja o candidato do DEM a prefeito de Salvador. Agora, buscar alianças é uma tarefa do candidato que já vem conversando com dez partidos como o PSDB, o PR, o PMDB e outros.

Os novos baianos

Somos uma família política que quer muito bem à Bahia e a Salvador.

Numerologia

ACM Neto tem 33 anos de idade, a mesma idade que eu tinha quando fui prefeito de Natal, para depois ser governador. Ele vai ganhar esta eleição.

Baixinho arretado...

ACM Neto é Antonio Carlos Magalhães [seu avô] melhorado. É o político que fala pela oposição no Brasil. Orgulho do DEM, orgulho da Bahia, o baixinho ACM Neto vai ser prefeito de Salvador.

O DEM nas urnas

Temos grandes chances de ganhar em Aracaju, Fortaleza, Recife e Macapá. Em lugares diversos o Democrata vai disputar as eleições com grandes chances de ganhar, como em Feira de Santana, aqui na Bahia, com José Ronaldo.

A saída de Demóstenes

Foi dolorosa, sim, mas necessária, porque, na medida em que você corta na carne, dá o exemplo para os demais partidos que não demonstraram a mesma coragem, em circunstâncias piores ou semelhantes. Já houve um governador [Jose Roberto Arruda. Do Distrito federal], agora um senador e líder do partido acusado de práticas ilícitas e falta de ética... O partido só ficou com uma opção, a de preservar o seu discurso de não conviver nem com a improbidade, nem com a impunidade.

Delúbio & Cia

Nós fizemos o que o PT não fez, porque o PT está aí, com seu Delúbio, com seu Genoíno, José Dirceu, com os seus aloprados, como chamou o ex-presidente Lula, os homens do dinheiro na cueca. Então, na medida em que companheiros nossos, de partido, sejam acusados de forma incontestável, de prática de ilícitos, nós promoveremos a expulsão dos nossos quadros.

Jogando pra galera ?

A atitude que o Democrata tomou vai reverberar altamente positiva, porque o eleitor vai ver que o partido fez o que os outros não fizeram. O Democrata teve a coragem de cortar na carne, o que o PT não fez e o que outros partidos não tiveram a coragem de fazer. Então, o discurso do partido sai fortalecido, saí robustecido, porque, na medida em que alia o discurso da moralidade à uma prática de intolerância com a improbidade, o eleitor compreende e respeita a posição do partido. O eleitor está cansado de ouvir palavras da boca para fora, prometer punir e, ao invés disso, passar a mão na cabeça, fazer como o PT, que tem a coragem de negar o mensalão.

Será cascata a CPI de Carlinhos Cachoeira?

O interesse é o Brasil que seja passado a limpo. Não é uma CPI nem do governo, nem da oposição. É uma CPI que está sendo feita para dar uma resposta à sociedade, porque a sociedade brasileira está indignada. A CPI deve apontar os culpados e exigir a punição desses culpados.

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247