O grilo gigante - O inseto mais pesado do mundo
Ele se chama weta e costuma superar 70 gramas, o peso de trs camundongos juntos. Mas esse grilo no agressivo. Vegetariano, doido por uma cenoura. Vive na Nova Zelndia onde se tornou um anel fundamental da cadeia alimentar; veja vdeo
Ele pode devorar uma cenoura em poucos minutos. É o weta gigante (Deinacrida heteracantha), uma espécie de grilo da Little Barrier Island, na Nova Zelândia. É o inseto mais pesado que se conhece. O da foto pesa 71 gramas. O biólogo Mark Moffett, procurou o bicho durante duas noites seguidas, até achar um exemplar no alto de uma árvore.
O exemplar em questão é uma fêmea com abertura alar de 17,8 centímetros. Esses insetos hoje se tornaram muito raros, e podem ser encontrados apenas nas menores ilhas da Nova Zelândia. Desapareceram das ilhas maiores depois que os europeus, por acidente, nelas introduziram ratos. Nas poucas ilhas onde os ratos ainda não chegaram, os weta puderam se desenvolver sem a presença de inimigos naturais, e por isso alcançaram enormes tamanhos.
Para conseguir agarrar esse exemplar, Moffett lhe ofereceu uma cenoura. O inseto a teria comido inteiramente, mas o pesquisador a retirou depois de um breve tempo: “Trata-se de uma espécie extremamente ameaçada” explicou “não queria que essa fêmea morresse de indigestão.
Muito pouco agressivo, o grilo gigante é endêmico da Nova Zelândia e é parte integrante da cadeia alimentar local. Por esse motivo o país está desenvolvendo grandes esforços para salvar da extinção as 70 espécies de weta que ali habitam. Esses insetos se nutrem de larvas de insetos menores, dessa forma mantendo sob controle a sua proliferação.
Veja o vídeo:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: