O plano B de Kassab
Se o seu PSD perder o direito ao tempo de tevê e ao fundo partidário, o prefeito de São Paulo irá fundir o partido com o PSB, de Eduardo Campos; seria formada assim a terceira bancada do Congresso, com 76 deputados e quatro senadores; articulação tornaria inviável aliança do PSB com Haddad, em SP
247 – Nos próximos dias, a Justiça Eleitoral definirá se o PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, terá direito aos recursos do fundo partidário e ao tempo de televisão nas eleições municipais de 2012. Sem esses dois ativos, o PSB corre o risco de sofrer uma debandada e ver seu balão ser esvaziado tão rápido como subiu.
Kassab não conta com a derrota, fala até num placar de seis votos a um na Justiça Eleitoral, mas o fato é que já tem um plano B. Caso o TSE entenda que o partido não tem direito ao tempo de tevê e ao fundo partidário, o PSD irá se fundir com o PSB, presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Assim nasceria a terceira maior bancada do Congresso Nacional com 76 deputados (47 do PSD e 29 do PSB) e quatro senadores (dois de cada partido), capaz de rivalizar com PT e PMDB. A informação sobre a fusão consta da coluna do jornalista Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense.
Kassab e Campos já se encontraram várias vezes nos últimos meses e deixaram claro que atuarão juntos no plano nacional. O prefeito sonha até com uma candidatura presidencial do governador pernambucano em 2014. Nesse contexto, a eventual fusão praticamente inviabilizaria a tentativa do PT de atrair o PSB de São Paulo para a órbita da candidatura de Fernando Haddad.
Liderado pelo deputado estadual Márcio França, o PSB tem secretarias no governo de Geraldo Alckmin e na própria prefeitura de Kassab. França já deixou claro que pretende apoiar o candidato tucano José Serra, que tem 31% no Ibope, contra 3% de Haddad. O mau desempenho nas pesquisas até agora é outro fator que tem fragilizado as potenciais alianças de Haddad.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: