HOME > Geral

“O procurador assumiu a inexistência de provas”

Frase é de José Luiz de Oliveira Lima, advogado de José Dirceu, que disse considerar “assustador” o chefe do Ministério Público Federal, Roberto Gurgel, defender a condenação de seu cliente “desprovida de provas nos autos”

“O procurador assumiu a inexistência de provas” (Foto: Montagem/247)

247 – O advogado José Luiz de Oliveira Lima, que defende o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, partiu para cima do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que defendeu a condenação de seu cliente com o que chamou de “provas tênues”.

-- Acho assustador que um chefe do Ministério Público Federal defenda uma condenação desprovida de provas nos autos. Mais uma vez, o procurador assumiu a inexistência de provas contra José Dirceu – disse Oliveira Lima, conhecido no mercado como Dr. Juca.

Dias atrás, Gurgel ressaltou que o Supremo Tribunal Federal mudou a jurisprudência em crimes de quadrilha e corrupção no setor público, ao aceitar provas mais tênues, sem a necessidade do chamado ato de ofício – uma decisão do suposto corrupto que favoreça o suposto corruptor.

No caso de José Dirceu, não há uma vantagem diretamente recebida por ele, mas o ministro Joaquim Barbosa já ressaltou que irá explorar os empréstimos e o emprego concedidos pelo Rural e pelo BMG à sua ex-mulher Maria Ângela Saragoça. Barbosa pedirá a condenação de Dirceu e a tendência, a julgar pelas primeiras decisões na Ação Penal 470, é que seja acompanhado pela maioria dos ministros da corte.