O que fazer na entrevista de emprego

As 15 dicas essenciais para se sair bem no teste decisivo

As 15 dicas essenciais para se sair bem no teste decisivo
As 15 dicas essenciais para se sair bem no teste decisivo (Foto: Camila Nunes)

Do Infomoney – Os momentos anteriores a uma entrevista de emprego são decisivos – e cabe a você determinar com ele vai ser. Você pode estar muito tranquilo ou, como normalmente acontece, nervoso (e sem querer pondo muita coisa a perder).

“Os quinze minutos anteriores são uma oportunidade de ajustar sua mente e estado de espírito para o momento, acalmar-se e focar na pessoa com quem você se encontrará, o que você quer pergunta-los, etc”, disse Deborah Shane ao Business Insider.

Pensando nisso, o site separou as quinze atitudes que você deve ter antes do momento decisivo. Confira:

1. Mantenha-se calmo
O estresse que sentimos libera alguns hormônios em nosso corpo que, dependendo do nível de estresse, pode inibir a capacidade de pensar claramente, segundo David Parnell, consultor jurídico. “Assegure que você continuará calmo e tranquilo nos momentos anteriores à entrevista, mantendo sua mente limpa”, disse.

2. Respire
Manter um ritmo de respiração ajuda a continuar calmo. “Contar sua respiração é uma das técnicas mais imediatas e impactantes para se acalmar”, disse Parnell. “Foque em sua respiração até que você alcance o dez e então repita o processo”.

3. Chegue mais cedo, mas não entre
Para não correr o risco de chegar atrasado e não se estressar por causa disso, tente sempre chegar um pouco antes do horário programado para a entrevista – e espere em seu carro ou uma cafeteria próxima. Entrar na entrevista cedo demais pode dar a impressão errada e começar o processo com o pé errado.

4. Seja amigável com todos por quem passar no prédio
No momento em que entrar na sala de espera do escritório, lembre-se de cumprimentar e ser simpático com o/a recepcionista, guardas de segurança ou a pessoa por quem passar.

5. Lembre pelo que você deseja ser lembrado
Sejam suas habilidades de comunicação, de gerenciamento de projetos ou de conhecimento, foque em algumas características chave que farão com que você seja lembrado e esteja a frente de outros candidatos.

6. Não ensaie
Ensaiar vai apenas fazer com que sua conversação, no verdadeiro momento da entrevista, pareça roteirizada e sem autenticidade – lembre-se de que a entrevista é uma conversação e, nesses casos, não é aconselhável ensaiar.

7. Fique atento а sua postura
Sente-se em uma postura mais “poderosa” enquanto espera pelo início da entrevista e durante a mesma. As pessoas que passarem por você terão a impressão de confiança e que você está pronto para o desafio.

8. Não confira seus e-mails
Qualquer coisa que te distraia e possa atrapalhar durante a entrevista deve ser evitado – e checar se você recebeu algum novo e-mail se inclui nessa categoria.

9. Confira as redes sociais da empresa
Caso algo novo esteja acontecendo na empresa e seja de conhecimento público, com certeza a informação estará presente nas redes sociais. É aconselhável que você dê uma olhada nos principais tópicos e assuntos comentados para mostrar que sabe sobre a empresa para qual está se candidatando.

10. Revise suas anotações
Antes da entrevista, anote algumas informações chave e que podem ser úteis durante a entrevista, como o nome do entrevistador, o cargo para qual está se candidatando, etc. Inclua também as respostas para algumas perguntas que você espera que não sejam feitas.

Use os minutos antes da entrevista para revisar essas anotações.

11. Nгo faça pesquisas adicionais
Nos momentos anteriores à entrevista, você deve ter finalizado a pesquisa, preparação e ensaio para a entrevista. Não faça demais pesquisas para não correr o risco de desinterpretá-las.

12. Olhe-se no espelho
Não há outra maneira de saber se estamos da mesma maneira que saímos de casa do que se olhando no espelho. É também um bom momento para lavar as mãos e arrumar roupas, maquiagem ou o que for necessário.

13. Organize sua bolsa
Tenha certeza de que você pode retirar as cópias de seu currículo e quaisquer documentos necessários de sua bolsa ou mochila sem esforços ou retirar algum item pessoal.

14. Perceba o que acontece ao seu redor
Observe o ambiente do escritório, o que está nas paredes, as pessoas, etc. Essas características podem dizer muito sobre a empresa e sua cultura. 

15. Pense em coisas boas
Pense em coisas que te acalmem e não criem algum risco no momento da entrevista. Seja positivo e tente manter-se o mais tranquilo possível.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247