CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

O reizinho do tabuleiro

Sem adversrios altura entre os baixinhos, o pequeno Ruan Melo, de apenas 4 anos, j disputa torneios de xadrez com feras adultas

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O grande mestre Henrique Mecking, o Mequinho, que abra o olho, pois um jovem já sonha em tomar-lhe o título de maior enxadrista brasileiro da história. O candidato, aliás, disputou no mês passado o Torneio Aberto do Brasil - Cidade de Salvador, entre os dias 21 e 24, e alcançou a 43 ª posição na tabela de classificação final. Uma posição bem modesta, é verdade, mas Ruan Kelvin Gama Melo, a referida promessa, tem apenas 4 anos de idade. Isso mesmo: 4 aninhos. E, vale destacar, o baixinho venceu duas de suas sete partidas, deixando cinco marmanjos para trás na tábua de resultados.

Baiano de Paulo Afonso, o pequeno Ruan participou da competição em Salvador, a 450 quilômetros de sua casa, por absoluta falta de adversários à altura em sua faixa etária. O reizinho do tabuleiro aprendeu a jogar xadrez aos 2 anos, observando o pai, Luiz Melo, de 28. Logo decorou o nome das peças e como armar o tabuleiro. Pouco tempo depois, ganhou sua primeira partida enfrentando um amigo do pai. Aos 3, participou pela primeira vez de um campeonato – promovido pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Paulo Afonso – e terminou em quarto, aplicando xeques e xeques-mates em adultos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste ano, o Brasil descobriu o pequeno mestre. Em março, Ruan conquistou o Campeonato Baiano de Menores Sub-8 e se classificou para o Brasileiro da categoria.

Disputado em Catanduva São Paulo, o torneio nacional reuniu 21 enxadristas das categorias sub-8 a sub-10. O baianinho alcançou o 9º posto e teve seu grande momento na partida contra o campeão paulista sub-8, Artur Marques, que durou mais de uma hora.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Talento, decididamente, não falta a Ruan. Para desenvolvê-lo, contudo, o pequeno terá de de melhorar seu treinamento. Em Paulo Afonso, o menino tem como oponentes os pais, amigos da família e o professor. O maior adversário em seus domínios é o software Chessmaster. “No Chessmaster ele aprende estratégia, táticas e finalizações. Já passou o rating (pontuação) 1.500 (o total é de 2.200)”, conta, orgulhoso, o pai, Luiz Melo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO