O tucanato pousa no Recife
O alto escalão do PSDB desembarca nesta tarde (26) no Recife. O deputado federal e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, e o seu correligionário, o senador Aécio Neves, farão uma caminhada em apoio aos sete sete postulantes do partido a prefeito na Região Metropolitana do Recife (RMR); Visita também tenta tornar Aécio mais conhecido para disputar as eleições presidenciais de 2014
Leonardo Lucena_PE247 – O alto escalão do tucanato desembarca nesta tarde (26) no Recife. O deputado federal e presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, e o seu correligionário, o senador Aécio Neves, farão uma caminhada no Centro do Recife com os sete postulantes do partido a prefeito na Região Metropolitana do Recife (RMR). Além de ser uma demonstração de apoio a candidatura do candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho, que divide com o petista Humberto Costa o segundo lugar nas pesquisas eleitorais, o objetivo de fortalecer as demais campanhas do PSDB na Região Metropolitana do Recife, além de tornar Aécio mais conhecido na Região Nordeste para dar musculatura a sua intenção de disputar o Palácio do Planalto em 2014.
É sabido que Daniel Coelho já está em segundo lugar nas pesquisas e, diferentemente dos seus adversários Humberto Costa (PT), em terceiro, e Geraldo Júlio (PSB), na liderança, preferiu descolar sua imagem a de padrinhos políticos como Guerra, Aécio e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Adotando o discurso de que prefeiturável indicado não dá certo – posteriormente, quem paga a conta é o povo e não os padrinhos, segundo o tucano em seu guia eleitoral -, o parlamentar tem apostado bem mais no seu discurso, dissociando sua imagem à do PSDB, o que tem trazido resultados satisfatórios ao deputado estadual.
Dessa forma, em meio às polarizações entre PT, na esfera municipal recifense, e PSB, à frente do Palácio do Campo das Princesas, na esfera estadual, um encontro com os sete candidatos no Grande Recife também pode servir para demonstrar que, mesmo sem tanta tradição em Pernambuco, a legenda não está morta e não vai ficar a reboque do PSB, tendo em vista a relação cada vez mais próxima de Sérgio Guerra com Eduardo Campos.
Porém, a vinda de Aécio Neves, um dos nomes mais cotados em uma provável chapa tucana para a presidência da República em 2014, junto com o do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pode servir como um pontapé inicial para fazer o senador mineiro cair, aos poucos, nas graças do povo pernambucano. Com o acelerado crescimento de Daniel Coelho nas pesquisas eleitorais (candidato que mais cresce nas estatísticas), resta saber como os recifenses reagirão às tentativas de afagos por parte dos medalhões do partido.
Os outros seis candidatos tucanos nas eleições da RMR são: Betinho Gomes, no Cabo de Santo Agostinho, Carlos Santana, em Ipojuca, Elias Gomes, que tenta se reeleger e deve ganhar no primeiro turno, em Jaboatão dos Guararapes – todos localizados no Sul do Grande Recife. Na Zona Oeste, o representante dos tucanos é Jorge Alexandre para a Prefeitura de Camaragibe. Ao Norte, tem-se Cal Volia, em Itapissuma, e Carlos Jogle, em Araçoiaba, que também almejam à reeleição.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: