OAB-GO entrega Cartilha Eleições Limpas em Goiânia
Presidente da Ordem em Goiás, Henrique Tibúrcio, realizou primeira entrega do material no Terminal Izidória; documento informa à população o que candidatos podem ou não fazer durante suas campanhas; "O papel da OAB é zelar pela boa aplicação das leis e garantir o respeito à legislação", disse Tibúrcio
A Redação_ A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Goiás (OAB-GO), começou a entregar, na manhã desta sexta-feira (14/9), a Cartilha Eleições Limpas. De forma simples, o documento informa à população o que os candidatos podem ou não fazer durante suas campanhas. Nesta manhã, o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, realizou a primeira entrega, no Terminal Izidória, em Goiânia.
A ação faz parte da Campanha Eleições Limpas, ação inédita da OAB-GO, que dever ser aderida nacionalmente. Sobre a cartilha, são apoiadores a Associação do Comércio e Indústria do Estado de Goiás (Acieg) e o Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas). Além dos terminais, deverão ser pontos de entrega da cartilha lojas e outras 42 subseções da OAB no interior do Estado.
Segundo Tibúrcio, cerca de 300 eleitores fizeram contato com os canais de atendimento da campanha Eleições Limpas da OAB-GO. O intuito é denunciar propaganda ilegal, aliciamento do leitor e compra de votos. Além disso, muitas pessoas procuraram esclarecer dúvidas relacionadas ao que é ou não ilícito.
“O papel da OAB é zelar pela boa aplicação das leis e garantir o respeito à legislação. Queremos conscientizar o eleitor das condutas proibidase convidá-lo a denunciar as irregularidades. É preciso perceber que se o candidato não tem um tratamento ético antes de ser eleito, depois a situaçõa pode ser ainda mais complicada”, completa.
A cartilha foi elaborada pela OAB com base no código eleitoral transformando as informações em uma linguagem mais popular. Entre as irregularidades citadas estão: fização de propaganda em locais proibidos, distribuição de brindes, showmícios entre outros.
Denúncias
Como a OAB-GO é a única do país a elaborar uma campanha sobre eleições limpas, está recebendo denúncias de outros estados. Denúncias oriundas da Bahia, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já foram recebidas pela Ordem. As irregularidades, tanto de Goiás, quanto de outros estados, serão encaminhadas para instituições competentes tais como: Ministério Público, Polícia Militar e Tribunal Regional Eleitoral.
“Até o momento as denúncias estão correndo dentro do normal, mas acreditamos que o estado crítico está próximo. Isso porque quanto mais tempo passa e as eleições se aproximam, os ânimos e as irregularidades também acontecem com maior frequência”, garante Tibúrcio.
Apoio
O presidente do Sindilojas, José Carlos Palma Ribeiro, também esteve presente e explica que as cartilhas serão distribuídas em aproximadamente 5 mil vitrines de lojas goianas. O objetivo é repassar as informações para empresários, consumidores e funiocários. “Apoiamos esta campanha desde o início e acreditamos que quanto mais consciente for o eleitor, mais justo será o voto”, finaliza.
Recebendo a cartilha
Depois de receber a cartilha, Gabriel Evangelista da Silva, de 80 anos, leu atentamente as informações e chegou a uma conclusão: “Vou repassar pra minha família toda”. O aposentado explica que mesmo não tendo mais obrigatoriedade em votar, faz questão de escolher quem vai governar. Sobre a cartilha, diz que a ideia foi ótima e que vai ler com mais tempo para saber o que é ou não prática ilegal.
Por outro lado, nem todos receberam a cartilha da mesma forma. Um dos presentes no Terminal carimbou o número de uma candidata à vereadora logo que recebeu o documento. Ele fugiu, entretanto, quando percebeu a movimentação da OAB no local.
(Catherine Moraes)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: