CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

OAB homenageia ex-presidentes com medalha de honra

Otaviano de Miranda, Luiz Francisco Guedes de Amorim, Ismar Estulano Garcia, Marcos Afonso Borges, Felicíssimo Sena e Miguel Ângelo Cançado receberam a comenda das mãos do atual presidente da ordem, Henrique Tibúrcio: "Uma instituição só pode se firmar na sociedade, manter-se forte se souber honrar o seu passado”

OAB homenageia ex-presidentes com medalha de honra (Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247_ Otaviano de Miranda, Luiz Francisco Guedes de Amorim, Ismar Estulano Garcia, Marcos Afonso Borges, Felicíssimo Sena e Miguel Ângelo Cançado foram eleitos presidentes da OAB-GO. Pela excelência de seu trabalho à frente da instituição, os ex-presidentes vivos foram aclamados por unanimidade pelo Conselho Seccional para a homenagem da medalha Honorem Dignum. Na noite desta segunda-feira (24), foram ovacionados.

Com problemas de saúde, Otaviano de Miranda enviou sua filha Adriana de Miranda para representá-lo. Otaviano de Miranda, Luiz Francisco Guedes de Amorim, Marcos Afonso Borges, Felicíssimo Sena, Miguel Ângelo Cançado e Henrique Tibúrcio postaram-se lado-a-lado pela primeira vez, firmando mais um marco na história da instituição. Foram acompanhados à mesa do auditório Eli Alves Forte pelo procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, pelo procurador-geral do Município de Goiânia, José Barreto, vice-presidente da OAB-GO, Sebastião Macalé, secretário-geral, Flávio Buonaduce Borges, secretária-geral adjunta, Maria Lucila Prudente de Carvalho, e pelo diretor-tesoureiro, Enil Henrique de Souza Filho.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Quando resolvemos instituir essa medalha, o fizemos porque há muito já se falava em homenagear essas pessoas que muito fizeram e ainda fazem pela instituição civil mais importante deste País. Os homenageados desta noite merecem a maior de nossas homenagens", afirmou Tibúrcio na primeira de três falas na solenidade.

Tibúrcio destacou a importância dos ex-presidentes para a história da OAB-GO. "Uma instituição só pode se firmar na sociedade, manter-se forte se souber honrar o seu passado, suas lutas e glórias. São 80 anos de muito trabalho, muitas conquistas alcançados por homens e mulheres como os homenageados desta noite, que se dedicaram de forma aguerrida à instituição. Vocês inspiram os advogados e advogadas goianos."

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em seguida, Felicíssimo Sena dividiu sua homenagem com toda a advocacia goiana. "Toda essa estrutura da Ordem é mantida também pelo advogado humilde, que com alguma dificuldade paga suas anuidades. Este é o verdadeiro guerreiro desta instituição. De nada adiantaríamos estar aqui se não representássemos esses homens e mulheres que horam a advocacia", disse.

Ex-presidente por quatro mandatos, Felicíssimo Sena contou detalhes da construção da atual sede da OAB-GO. "Em 1994, eu, José Porfírio Teles, Paulo Teles, Eni Cabral chegamos a este exato local em que estamos às 4 horas da manhã par dar início à construção deste que hoje é o centro administrativo da OAB Goiás. Às 4 horas da tarde paramos as máquinas depois de retirar 283 caminhões de terra do local", lembrou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Guedes de Amorim disse que a medalha representa o ponto alto de sua trajetória na advocacia. "Esta homenagem significa pra mim o momento maior da vida de um velho advogado que se dedicou a esta instituição. Eu vesti a beca durante muitos anos e vestido nela fiz desta casa meu templo, meu santuário, meu altar. A escolha de meu nome como um dos agraciados é um gesto de imensurável grandeza", discursou.

No encerramento de seu discurso, Guedes de Amorim destacou que o atual conselho da OAB-GO enriquece a história da instituição. "Não só por prestar esta homenagem mas por cumprir de forma integral o papel da Ordem perante a advocacia e a sociedade, os senhores engrandecem esta instituição. Presidente Henrique Tibúrcio, sua atuação é modelo para o País e para nossa história", afirmou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim encerrou seu discurso, Guedes de Amorim viu todos os presentes, à plateia e à mesa, levantarem-se para uma ovação. Em seguida, Tibúrcio realizou a entrega das medalhas aos homenageados presentes.

Os mandatos dos homenageados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Otaviano de Miranda - 1977/1978
Luiz Francisco Guedes de Amorim - 1979/1980
Ismar Estulano Garcia - 1991/1994
Marcos Afonso Borges - 28/05/1986 a 26/07/1986
Felicíssimo Sena - 1987/1990, 14/09/96 a 31/12/97, 1998/2000 e 2001/2003
Miguel Ângelo Cançado - 2004/2006 e 2007/2009

(Com informações da assessoria de Imprensa da OAB-GO)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO