TV 247 logo
HOME > Geral

OAB-PE:“O dinheiro vai beneficiar as campanhas”

Presidente da OAB-PE, Henrique Mariano afirmou que a elevao em 60,8% do auxlio-combustvel da Cmara do Recife favorecer as postulaes dos vereadores nas eleies deste ano; o rgo sair com uma medida oficial contra o aumento

OAB-PE:“O dinheiro vai beneficiar as campanhas” (Foto: Shutterstock)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Beatriz Braga_PE247 - “Inadmissível”. Foi como a Ordem dos advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco definiu mais um aumento, pela segunda vez em menos de três semanas, da conta bancária dos vereadores do Recife. Segundo o presidente estadual da entidade, Henrique Mariano, o órgão sairá, até o final da semana, com uma posição oficial contra o reajuste de 60,8%, dessa vez do auxílio combustível, aos integrantes da Casa de José Mariano.

“É uma medida de autobenefício, na opinião da OAB. Já estamos na fase pré-eleitoral, está certo que o dinheiro vai beneficiar as campanhas dos vereadores. É uma medida que fere o princípio moral e ético”, asseverou Henrique Mariano, depois de afirmar que a OAB está apenas concluindo a análise técnica da nova decisão da Câmara.

O anúncio do incremento ao benefício (que passa de R$ 2.300 para R$ 3.700 em fevereiro), publicado na terça (17) pelo Diário Oficial, não deu tempo nem dos vereadores comemorarem a notícia do aumento salarial de 62%, divulgada três semanas atrás, que entra em vigor na próxima legislatura, em 2013. Se os parlamentares, por acaso, não conseguirem gastar toda a cota cedida da bolsa combustível, o crédito é acumulado no mês seguinte.

Mariano disse que a OAB foi “surpreendida” com a nova decisão “irracional” da Câmara, “é tratar o recurso público como se fosse privado. Além do aumento de 62%, inadmissível em qualquer categoria de trabalhador, o vereador vai ser premiado também com o aumento do auxílio-combustível. Ao meu ver, esse benefício já deveria estar implícito no próprio salário”.

O presidente da OAB ainda lamentou que legislação em causa própria tem se tornado uma praxe dos parlamentares brasileiros.

“O parlamentar usa o poder em causa própria. Infelizmente isso não é novidade no Brasil. Mas é visível que a sociedade brasileira e pernambucana não aceita mais esse tipo de coisa”, concluiu o presidente da OAB-PE.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: