HOME > Geral

Obra da prefeitura, Casa de Vidro está abandonada

Verba federal está retida porque a administração municipal não deu conta de tocar a obra. Empreiteira contratada para realizar a construção decidiu deixar o projeto com apenas 7,5% dos serviços executados. E assim ficou. Seinfra de Goiânia afirma que empresa alegou dificuldade na execução do projeto. Conforme relatório da Caixa Econômica Federal, gestora do contrato, a construção está paralisada por irregularidades

Obra da prefeitura, Casa de Vidro está abandonada (Foto: Edição 247)
Realle Palazzo-Martini avatar
Conteúdo postado por:

Goiás247_ O projeto para construção da Casa de Vidro foi divulgado em 2008, mas desde então pouco dele saiu do papel. O complexo, que deveria ser o mais importante centro para manifestações culturais da cidade, encabeça a lista de obras inacabadas do prefeito Paulo Garcia (PT), candidato à reeleição pela coligação Goiânia Cidade Sustentável.

Em 21 de dezembro de 2010, Garcia autorizou o início das obras do complexo. A promessa inicial da prefeitura era de que, em cerca de dez meses, o centro estaria totalmente pronto e seria entregue à população. A data prometida deveria ter sido cumprida antes do Natal do ano passado.

Resultado da emenda parlamentar 23640001, proposta pela deputada federal Iris de Araújo (PMDB), a construção da Casa de Vidro foi orçada em R$ 3.860.365. A emenda ao Orçamento da União foi feita junto ao Ministério do Turismo no ano de 2008, mas só em 2011 foi feito o primeiro repasse de verbas por parte do governo federal para o início das obras, no valor de aproximadamente R$ 213 mil.

O restante do dinheiro que foi empenhado pela União só seria liberado de acordo com a evolução da obra. Conforme relatório da Caixa Econômica Federal, gestora do contrato, a construção está paralisada por irregularidades. Consta que apenas 7,25% das obras foram executadas.

Situado no ponto de encontro entre as Avenidas E, Deputado Jamel Cecílio e rua 52, no Jardim Goiás, próximo ao Shopping Flamboyant, o complexo está parado desde o ano passado, quando a FR Incorporadora, empreiteira contratada por licitação para realizar a construção, decidiu deixar o projeto. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), responsável pela fiscalização da obra, a empresa alegou dificuldade na execução do projeto.

Hoje, a área que foi destinada à construção do complexo está cercada por tapumes metálicos que escondem a obra abandonada em um dos bairros nobres da Capital.

Pelo projeto, o Complexo Casa de Vidro terá uma cúpula de vidro com mais de 13 metros de altura. Além disso, deve contar com um salão multiuso todo revestido com lâminas de alumínio, um desenho inspirado nas escamas do fruto do buriti, espécime vegetal do Cerrado. No total, a área construída será de 85% do total do terreno. A obra arquitetônica de aparência moderna pretende se tornar um ponto turístico de Goiânia, marco inicial de City Tour Panorâmico.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Carregando anúncios...
Carregando anúncios...