TV 247 logo
      HOME > Geral

      Obras da ponte começam em 2014; Gabrielli comemora

      "Existirão novas atividades econômicas com a construção da ponte, inclusive com a atração de empresas para a região, geração de empregos", afirma o ex-presidente da Petrobras; se a ponte começar a sair do papel ainda em 2014, de fato, como prevê o governador Jaques Wagner (PT), o que a oposição duvida, Gabrielli seria 'beneficiado' e teria 'empurrão' para ser o candidato do PT ao governo do estado

      Obras da ponte começam em 2014; Gabrielli comemora (Foto: Manu Dias/Secom)
      Romulo Faro avatar
      Conteúdo postado por:

      Bahia 247

      As prefeituras de Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Jaguaripe assinaram nesta segunda-feira (25) com o governo do estado um acordo de cooperação técnica para "facilitar" a colaboração para os estudos da ponte Salvador-Itaparica.

      O secretário do Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, se tentava, não conseguia esconder o entusiasmo na cerimônia. Afinal, se a ponte começar a sair do papel ainda em 2014, como prevê o governador Jaques Wagner (PT), o que a oposição duvida, Gabrielli seria 'beneficiado' e teria 'empurrão' para ser o candidato do PT ao governo do estado.

      Segundo o ex-presidente da Petrobras, os estudos compreendem modelagem econômico-financeira, projetos conceituais de engenharia e análise de impactos ambientais e culturais.

      "Existirão novas atividades econômicas com a construção da ponte, inclusive com a atração de empresas para a região, geração de empregos. Por isso vamos promover a análise de impactos ambientais, de desapropriação, entre outros".

      Ainda segundo o ex-todo-poderoso, o projeto, previsto inicialmente em R$ 7 bilhões, pode ter o custo reduzido com "adequações".

      Para alegria de Gabrielli e do PT, Wagner afirmou que ainda em 2014 as "obras" devem ter início. "Acredito que em 2014, ainda nesse governo, eu possa assinar a ordem de serviço das obras, que vão apresentar uma valorização tanto para Salvador, quanto para os outros municípios envolvidos. Depois da ordem de serviço, deve haver mais 36 ou 40 meses de obras. Então, a ponte deve ficar pronta em 2017, 2018".

      O prefeito ACM Neto (DEM) ressaltou seu comprometimento com o projeto de Wagner. "Não há dúvida sobre a importância social e econômica desse projeto, que vai ser uma oportunidade de valorização da ilha e de toda Baía de Todos os Santos", afirmou o gestor.

      Contudo, o democrata ponderou dois aspectos que "precisam ser levados em conta" na parceria Estado-Município: o impacto no trânsito e a valorização do potencial econômico da cidade baixa e do subúrbio ferroviário.

      "Hoje, a grande ligação rodoviária de Salvador é na BR-324. Agora, com a ponte, teríamos uma nova saída integrando a cidade à ilha e ao Recôncavo. É preciso examinar o impacto do trânsito e preparar a cidade do ponto de vista do transporte público, diante do grande fluxo diário nesse novo vetor de crescimento de Salvador".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: