CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Onda de calor atinge 1.413 municípios e eleva risco à saúde em diversos estados brasileiros

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para temperaturas de até cinco graus acima da média; fenômeno é atribuído ao El Niño

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Uma onda de calor extremo está se espalhando por 1.413 municípios em 12 estados brasileiros, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Prevista para persistir até a terça-feira (14), a situação traz temperaturas que podem atingir até cinco graus acima da média, representando um risco à saúde, de acordo com o órgão meteorológico, destaca o Uol.

Classificada como "de perigo", a onda de calor se situa no nível intermediário da escala de grau de severidade do Inmet para especificações meteorológicas, que inclui "perigo potencial", "perigo" e "grande perigo". As cidades afetadas estão distribuídas por todos os estados do Sudeste, além dos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rondônia e Tocantins.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A intensificação da massa de ar quente é apontada como a principal causa dessas características, relacionada ao atual quadro do El Niño. Essas características climáticas favorecem os bloqueios atmosféricos e contribuem para o aumento do calor na região central do país, explicam os meteorologistas.

A cidade de São Paulo enfrentará uma segunda-feira (13) com temperaturas entre 21ºC e 36ºC, segundo previsão do Inmet. O órgão destaca a possibilidade de nuvens com pancadas de chuva isoladas na capital. No domingo (12), São Paulo registrou a tarde mais quente do ano, com uma temperatura média máxima de 36,9°C, superando os 36,5°C registrados em setembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto isso, o Rio de Janeiro bateu recorde de temperatura do ano, com sensação térmica de 50,5ºC em Irajá, zona norte carioca. A temperatura máxima na cidade atingiu 42,5ºC, marcando o dia mais quente em um mês de novembro desde 2004. A sensação térmica já atingiu 47,2ºC no sábado (11).

Diante desse cenário, o Inmet recomenda que os cidadãos procurem a Defesa Civil em caso de necessidade, com atendimento disponível em todo o país pelo telefone 199.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO