TV 247 logo
      HOME > Geral

      Operação flagra captação irregular de água na Grande Belo Horizonte

      A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que uma operação realizada na bacia do Reservatório Vargem das Flores – um dos responsáveis pelo abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte – flagrou dez pontos de captação irregular; o reservatório é um dos três que compõem o Sistema Paraopeba, que, atualmente, está com 38,5% da capacidade; a operação continua até esta sexta-feira (12)

      A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que uma operação realizada na bacia do Reservatório Vargem das Flores – um dos responsáveis pelo abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte – flagrou dez pontos de captação irregular; o reservatório é um dos três que compõem o Sistema Paraopeba, que, atualmente, está com 38,5% da capacidade; a operação continua até esta sexta-feira (12) (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Minas 247 - A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que uma operação realizada na bacia do Reservatório Vargem das Flores – um dos responsáveis pelo abastecimento de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte – flagrou dez pontos de captação irregular. A operação continua até esta sexta-feira (12).

      O reservatório é um dos três que compõem o Sistema Paraopeba, que, atualmente, está com 38,5% da capacidade. A bacia, localizada nos municípios de Betim e Contagem, está sendo fiscalizada desde a última segunda-feira (8).

      O planejamento da operação foi feito a partir de informações obtidas por meio de imagem de satélites e de uso de drone. Além da captação irregular de água, foram encontradas áreas de desmate e lançamento inadequado de esgoto. Agentes apreenderam animais e materiais para pesca.

      De acordo com a secretaria, quem for flagrado retirando água da bacia sem a devida autorização está sujeito a advertência, multa, suspensão, embargo e ter o equipamento de captação lacrado.

      A operação conta com a participação de cerca de 40 pessoas, entre técnicos da Semad e policiais. Segundo a secretaria, casas e empreendimentos minerários estão entre os focos de fiscalização.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: