TV 247 logo
      HOME > Geral

      Operação: Laticínio é interditado é queijo é apreendido

      Em mais uma etapa da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), foram apreendidas dezenas de pássaros, meia tonelada de queijo e de produtos de origem animal e interdição de estabelecimento comercial e lavratura de autos de infração; fiscalização ocorreu em vários municípios do interior

      Em mais uma etapa da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), foram apreendidas dezenas de pássaros, meia tonelada de queijo e de produtos de origem animal e interdição de estabelecimento comercial e lavratura de autos de infração; fiscalização ocorreu em vários municípios do interior (Foto: Voney Malta)
      Voney Malta avatar
      Conteúdo postado por:

      Alagoas247 - Os trabalhos que deram início à 3ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco - FPI do São Francisco -, no início da manhã desta segunda-feira (18), resultaram na apreensão de dezenas de pássaros silvestres, além de meia tonelada de queijo e de produtos de origem animal, seguida da interdição de um estabelecimento comercial e da lavratura de vários autos de infração. 

      De acordo com o Ministério Público, no município de Monteirópolis, no Sertão de Alagoas, a fábrica Laticínio Sertão foi punida com quatro autos de infração. Já pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a empresa foi punida de forma dupla. Todo o material que estava no interior do laticínio foi apreendido: 425 quilos de queijo tipo muçarela, 52 quilos de queijo tipo coalho, e 320 quilos de massa para preparo de diferentes queijos. 

      De acordo com os fiscais agropecuários presentes à operação, o comércio estava funcionando sem o devido registro no órgão sanitário competente e utilizava um selo falso de inspeção. Ainda segundo a Adeal, a chancela verdadeira garante a inocuidade do produto, já que a sua existência assegura que a empresa, necessariamente, foi submetida à inspeção pelos órgãos sanitários.

      Ausência de médico veterinário e produtos recolhidos

      O Conselho Regional de Medicina Veterinária, por sua vez, também aplicou auto de infração contra o laticínio. "O proprietário Carlos Alberto Bezerra de Barros foi autuado por desobedecer a lei federal n° 5.517/68, que diz que é grave infração produzir produtos de origem animal sem o registro nos órgãos sanitários. Além disso, a fábrica funciona sem um médico veterinário", explicou Mariana Macedo, médica veterinária acionada à operação. 

      "Também é muito importante alertar a população sobre os riscos à saúde pública, já que queijos feitos sem qualquer procedência podem transmitir várias doenças, pois, não se pode garantir a origem sadia desses animais. Dentre as enfermidades mais graves, estão a tuberculose e a brucelose, que podem até matar", destacou Mariana Macedo.

      Inexistência de licença ambiental e depoimento à polícia

      Pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a empresa foi autuada por não possuir licença ambiental para o seu funcionamento, o que configura crime contra o meio ambiente. Já o Batalhão de Polícia Ambiental conduziu Carlos Alberto à delegacia de Batalha. O empresário deverá ser autuado em flagrante pelos crimes contra a saúde pública, ambiental e de falsificação de selo oficial - este último, previsto no artigo 296 do Código Penal. 

      Pássaros apreendidos

      Já nas feiras livres de Olho d'Água das Flores e Pão de Açúcar, dezenas de pássaros silvestres foram apreendidos. Os animais estavam em gaiolas e, alguns deles, apresentavam sinais de maus tratos. Foram recolhidas aves de diversas espécies, a exemplo de Galo de Campina - que, inclusive, está em extinção -, Xexéu, Golinha e Sanhaço, além de uma Arara Azul. 
      As aves serão encaminhadas para reservas ecológicas, onde serão devolvidas à natureza.

      Com gazetaweb.com e assessoria

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: