Organize o carrinho de compras coletivas
Agregadores ajudam internauta a economizar tempo e dinheiro diante de milhares de ofertas
Luciane Macedo _247 - O negócio de compras coletivas pela internet, mercado que já movimenta mais de R$ 1 bilhão com apenas 20 meses de existência no Brasil, está longe de experimentar um desaquecimento. Segundo a Fecomercio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), 80 milhões de brasileiros têm acesso à internet e, entre eles, 27 milhões são consumidores virtuais. O valor médio de gastos é de R$ 350, um dos maiores do mundo. E mais de 16% dos internautas visitam sites de compras coletivas, segundo pesquisa da comScore. Os números constatam que a febre dos cupons de desconto veio para ficar.
Mas com milhares de ofertas anunciadas diariamente em mais de 1.500 sites, fica cada vez mais difícil acompanhar todas as oportunidades e encontrar as melhores pechinchas por região. Visitar site por site, mesmo que seja só os dos maiores players desse negócio, ou tentar pinçar os descontos mais interessantes que chegam via email deixou de ser uma alternativa viável pelo trabalho e tempo demandados. E tempo é dinheiro, ainda mais no mundo das compras coletivas, onde um desconto sensacional pode expirar em poucas horas.
Para ajudar os internautas na busca pela oferta ideal, surgiram os agregadores, que reúnem descontos de diversos sites de compras coletivas em um único lugar. A busca ficou menos trabalhosa e mais rápida. Mas ainda é necessário um pouco de paciência para selecionar o melhor agregador, pois já existem dezenas deles.
Um dos pioneiros e mais acessados é o SaveME, que agrega ofertas de sites como Groupalia, clickOn, Hotel Urbano, Clube do Desconto, Planeta Bônus e Tripular, entre outros. É possível separar os descontos fazendo uma busca por palavra-chave, pela localidade ou por tipo de produto ou serviço e receber tudo em um só email. O SaveMe ainda organiza os cupons através do OrganizeMe, para que o comprador saiba quando eles estão prestes a expirar.
O SaveMe Mobile, aplicativo que pode ser baixado de graça na loja da Apple, é compatível com iPad, iPhone e iPod touch, e permite que o usuário encontre as ofertas mais próximas através de GPS ou CEP e trace a melhor rota para chegar até ela. O aplicativo do SaveMe está disponível também para celulares que rodam com a plataforma Android.
O ApontaOfertas é um agregador que oferece o mesmo tipo de seleção de cupons de desconto por cidades e categorias de interesse, além de enviá-las por email. E o aplicativo também está disponível para Blackberry, além do iPhone e celulares Android.
Para quem quer perder ainda menos tempo selecionando descontos por cidade, os agregadores exclusivamente regionais, como o Descontos Fortaleza e o Descontos POA, são uma boa opção. E os agregadores segmentados também começam a surgir. Um deles é o iTrip, que organiza as melhores ofertas de turismo no vasto mercado das compras coletivas. Para saber quais são os agregadores mais acessados entre quase uma centena de opções, o Blog do Cupom mantém uma lista atualizada com base no Alexa rank.
Vale lembrar que os agregadores são intermediários entre o consumidor e os sites de compras coletivas, funcionando apenas como uma vitrine virtual de ofertas originadas em múltiplos sites de compras. Não cabe aos agregadores a responsabilidade pela transação financeira, que continua sendo efetuada no site de origem do desconto. A responsabilidade do agregador, segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), é apenas sobre a publicidade das ofertas veiculadas.
Ao adquirir um cupom de desconto em qualquer site de compra coletiva, alguns cuidados devem ser observados. Em caso de descontos exorbitantes de 99%, certifique-se de que o preço anunciado na oferta condiz com o preço do produto ou serviço fora do mundo virtual. "Algumas empresas que anunciam em sites de compras coletivas estão superfaturando preços para poder anunciar um desconto de 99%", adverte Guilherme Varella, advogado do Idec. "Quando não trazem a informação necessária das empresas participantes ou quando o desconto é muito grande, os sites de compras coletivas deixam de ser um facilitador da vida do consumidor e passam a ser um simples indutor da compra por impulso", completa.
Varella recomenda que, antes de efetuar a compra de um cupom de desconto, o internauta visite o site da empresa que oferece a promoção e verifique se a mesma é anunciada também ali. Se a empresa não tiver site, a recomendação é telefonar para certificar-se de que a oferta é válida. Checar as práticas da empresa no Reclame Aqui ou através de uma busca no site do Procon também são práticas recomendadas antes de se deixar levar por uma oferta que pareça boa demais para ser verdade.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: