'Os senadores queriam um fato político na Venezuela'
A polêmica viagem dos senadores brasileiros à Venezuela continua a render; para o deputado Valmir Assunção, a ida dos brasileiros a Caracas "criou um fato diplomático que deixou o governo do Brasil constrangido"; ele contesta a versão dos parlamentares de que teriam sido atacados por manifestantes ligados ao governo do presidente Nicolás Maduro; "A Venezuela não tem nada contra o Brasil. O que aconteceu em Caracas não foi da maneira que narraram. Eles queriam um fato político contra o país e conseguiram. Aécio Neves, por exemplo, nunca abriu a boca em defesa dos direitos humanos"
Bahia 247 - A polêmica viagem dos senadores brasileiros à Venezuela na semana passada para verificar a situação de opositores considerados 'presos políticos' continua a render entre as bancadas de governo e oposição no Congresso Nacional. Para o deputado federal baiano Valmir Assunção, do PT, a ida dos brasileiros a Caracas "criou um fato diplomático que deixou o governo do Brasil constrangido".
Ele contesta a versão dos parlamentares de que teriam sido atacados por manifestantes ligados ao governo do presidente Nicolás Maduro. "A Venezuela não tem nada contra o Brasil. O que aconteceu em Caracas, na quinta-feira (18), com os senadores, não foi da maneira que narraram, eles queriam um fato político contra o país e conseguiram. Aécio Neves, por exemplo, nunca abriu a boca em defesa dos direitos humanos. Temos, antes de tudo, de respeitar a soberania do país", diz Valmir Assunção.
O petista diz que em 2013 foi convidado a visitar cinco presos políticos cubanos, em Washington (EUA), fez o pedido de missão oficial na Câmara e foi barrado. "Quando foi para investigar os EUA, o pedido foi barrado e nenhum senador da oposição se manifestou. Agora, contra a Venezuela, querem criar este estardalhaço. Na verdade, eles operam a favor aos interesses dos EUA e não aos do Brasil".
Ainda de acordo com Valmir, uma nova comissão já foi formada para acompanhar a situação política na Venezuela, e também relata o que narrou o deputado federal João Daniel (PT-SE), que estava no país vizinho.
"Ele [João Daniel] não estava com os senadores, chegou pouco tempo depois e me enviou uma mensagem de Caracas dizendo que não houve bloqueio algum, apenas um acidente sobre a rodovia que fez os senadores retornarem. O próprio deputado estava só em um carro pequeno e teve o mesmo problema, foram quase quatro horas do aeroporto até o centro de Caracas", afirma o deputado baiano.
A comitiva brasileira à Venezuela foi composta pelos senadores da oposição Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Aécio Neves (PSDB-MG), José Medeiros (PPS-MT), José Agripino Maia (DEM-RN), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Sérgio Petecão (PSD-AC) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
Na nova comitiva, que repetirá a viagem para Caracas, estarão os senadores Roberto Requião (PMDB-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: