Pacientes com câncer farão tratamento no MA
Secretaria da Saúde do Estado (Sesau) informou em nota que os cerca de 80 pacientes que fazem tratamento de radioterapia em Araguaína deverão ser atendidos por uma empresa em Imperatriz (MA); negociação feita com o Oncoradium – Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer permitirá que os pacientes sejam atendidos até que a máquina de radioterapia quebrada do Hospital Regional de Araguaína, quebrada pela quinta vez este ano, seja consertada; Estado já está providenciando o local onde os pacientes ficarão hospedados na estado vizinho e, também, o apoio hospitalar que eles necessitam; situação dos pacientes foi destaque no Jornal Nacional
Tocantins 247 - Depois que a situação dos pacientes que fazem tratamento contra o câncer no Tocantins foi destaca pela imprensa nacional, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesau) informou que que fechou um acordo para que essas pessoas possam dar continuidade no tratamento no Maranhão.
Cerca de 80 pacientes dependem do tratamento de radioterapia no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e a única máquina da rede pública está quebrada há três semanas, pela quinta vez só este ano, e não tem prazo para voltar a funcionar (leia mais).
Em nota divulgada à imprensa, a Sesau diz que negociação feita com a empresa Oncoradium – Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer de Imperatriz (MA) permitirá que os pacientes de Araguaína sejam atendidos até que a máquina de radioterapia quebrada seja consertada.
Segundo a Sesau, o Estado já está providenciando o local onde os pacientes ficarão hospedados na estado vizinho e, também, o apoio hospitalar que eles necessitam.
A Justiça havia dado prazo de 72 horas para o governo do Estado prestar esclarecimentos sobre o que faria para solucionar a situação dos pacientes.
Leia a íntegra da nota da Sesau abaixo:
"Nota - Sesau
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que fechou negociação com a Empresa Oncoradium – Centro de Prevenção e Tratamento de Câncer de Imperatiz – MA para a prestação de serviço de radioterapia para os pacientes que aguardam em Araguaína.
A Secretaria irá agora formalizar o contrato para a prestação do serviço, e na próxima semana enviará uma equipe para Imperatriz/MA para organizar local de hospedagem e apoio hospitalar para os pacientes.
A Sesau informa também que para os pacientes que ainda não iniciaram as sessões de radioterapia, mas que já estão com os planejamentos prontos poderão ser encaminhados para Barretos/SP ou outros centros de tratamento como Goiânia via Central Nacional de Regulação (CNRAC).
A Sesau ressalta que o Tocantins continua ofertando o tratamento do câncer nas duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons), em Palmas – HGP e outra em Araguaína, no Hospital Regional.
Na unidade de Palmas são oferecidos tratamento clínico, consultas, cirurgia, quimioterapia e reabilitação. Já em Araguaína tratamento clínico, consultas, cirurgia, quimioterapia e braquiterapia. Apenas o serviço de radioterapia será feito fora enquanto está sendo realizado o reparo do equipamento.
O novo aparelho de radioterapia já foi liberado do porto no Espírito Santo e estará a caminho de Araguaína nos próximos dias.
A Secretaria também já fechou negociação com uma empresa que irá construir a sala específica para instalação do novo equipamento de radioterapia em Araguaína. A empresa já está fazendo adequações no projeto, e logo depois iniciará as obras."
Leia também: Saúde precária no Tocantins é destaque no JN
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: