Pacientes do Ipaseal Saúde estão sem tratamento
Sem presidente ou diretor definidos, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal) estão com consultas e tratamentos paralisados por não ter quem autorize a continuidade; cerca de 30 pessoas com diferentes tipos de câncer estão sem quimioterapia devido a esses problemas administrativos; Secretaria Estadual de Comunicação informa que o governo é sensível a essa situação e está dando andamento às nomeações
Alagoas247 - Os servidores do Estado que dependem do Ipaseal Saúde estão tendo que enfrentar sérios problemas. Sem presidente ou diretor definidos pelo novo governo, os usuários do plano de saúde estão com consultas e tratamentos paralisados por não ter quem autorize a continuidade. Até pacientes com câncer tiveram que suspender as terapias. O Ipaseal atende 13.223 usuários entre titulares, dependentes e agregados.
Segundo o médico e um dos ex-diretores do órgão Nilton Jorge, cerca de 30 pessoas com diferentes tipos de câncer estão sem quimioterapia devido a esses problemas administrativos. “Aí você imagina uma mulher com câncer de mama ter que parar o tratamento porque não tem quem assine uma autorização”, diz.
Ele acrescenta que usuários com diversas outras enfermidades estão na mesma situação, sem poder realizar acompanhamento, exames e cirurgias. “A saúde e a doença não param, não vão esperar. Onde as gestantes atendidas pelo Ipaseal vão parir? Se alguém escorrega e quebra a perna, como fica?”.
Além disso, clínicas e hospitais também estariam sem receber os repasses desde novembro do ano passado. Nilton Jorge ressalta que a demora acontece porque os pagamentos só podem ser feitos depois que a fatura é emitida e, com a mudança de governo, elas acabaram se acumulando.
“O presidente do Ipaseal, o dr. Fernando Lobo, ainda está lá para evitar que o caos se instale mais ainda. Mas ele não pode assinar nada, porque não está nomeado e isso seria irregular. A situação é lamentável. Os valores do plano continuam sendo descontados dos servidores todo mês, mas os serviços não são prestados”, expõe.
O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas é uma autarquia com autonomia administrativo-financeira, vinculada à Secretaria da Gestão Pública (Segesp).
A Secretaria de Comunicação informou que o governo é sensível a essa situação e está dando andamento às nomeações e que as mesmas acontecem diariamente. Até o momento, porém, não há previsão de ocupação efetiva dos cargos do Ipaseal Saúde.
Com gazetaweb.com
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: