CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Paim cobra investimentos em transporte

Senador do PT-RS disse ser consenso entre os especialistas que a redução do uso individual de veículos nas cidades só ocorrerá quando a população puder contar com um transporte coletivo de qualidade

Imagem Thumbnail
Vítima de câncer, morre em São Paulo o ex-senador Sérgio Guerra Faleceu nesta manhã, em São Paulo, aos 66 anos, o deputado federal e ex-senador Sérgio Guerra (PSDB-PE). Ele lutava contra um câncer de pulmão e faleceu no Hospital Sírio Libanês, onde est (Foto: Roberta Namour)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Senado - O fim dos congestionamentos no trânsito das grandes cidades brasileiras só será possível se o país priorizar investimentos em transporte público, na opinião do senador Paulo Paim (PT-RS). Em discurso nesta quarta-feira (5), o parlamentar disse ser consenso entre os especialistas que a redução do uso individual de veículos nas cidades só ocorrerá quando a população puder contar com um transporte coletivo de qualidade.

Paim lembrou que 80% da população brasileira vivem em centros urbanos e enfrentam todos os dias várias horas no trânsito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Grande parte, disse, sofre com um transporte público ineficiente e com tarifas altas, mas cada vez mais brasileiros optam por usar seus veículos particulares nesses deslocamentos diários, gerando congestionamentos cada vez maiores.

– Jamais vamos convencer o cidadão a deixar seu carro estacionado na garagem quando for ao trabalho, para ir de ônibus ou de metrô, se a opção for viajar espremido, dentro de uma 'lata de sardinha', esperando tempo excessivo no embarque. E ainda pagar tarifas caras. Claro que ele vai usar seu carro – disse.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O parlamentar acredita que, com um transporte público de qualidade e de baixo custo, haverá uma mudança cultural em favor do uso de ônibus e metrô nos dias de trabalho, ficando os veículos particulares para os deslocamentos das famílias nos fins de semana.

Dívidas dos estados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Paim também apelou aos colegas pela aprovação de projeto que reduz encargos das dívidas dos estados (PLC 99/2013). Conforme informou, a matéria deve ser votada no próximo dia 12 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e no dia 27 em Plenário.

O projeto, de iniciativa do Executivo, troca o atual indexador das dívidas, o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais juros anuais de 4%.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), manteve as alterações feitas na Câmara dos Deputados, que não contam com o apoio do governo. Paulo Paim espera que o acordo construído até aqui seja suficiente para a aprovação do texto.

Aerus

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O senador também se disse confiante na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em favor de aposentados e pensionistas do Fundo Aerus. A primeira sessão de julgamento no caso será realizada na próxima quarta-feira (12).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO