CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Geral

Papa Francisco se compromete em combater a corrupção, mas vê pouca chance em realmente erradicá-la

O papa Francisco disse não estar otimista sobre suas chances de verdadeiramente acabar com a corrupção no Vaticano

Papa Francisco
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O Papa Francisco disse em uma entrevista publicada na sexta-feira que está determinado a erradicar a corrupção na Igreja Católica, mas que não é excessivamente otimista porque é um problema que vem ocorrendo há séculos.

Em entrevista à agência de notícias italiana AdnKronos, Francisco também disse que ouve seus críticos, mas não pode se prender a todas as coisas negativas que eles dizem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Infelizmente, a corrupção ocorre em ciclos. Ela se repete. Aparece alguém que limpa as coisas, mas tudo começa de novo até que outra pessoa apareça para acabar com essa degeneração ”, disse ele.

Em uma atitude chocante no mês passado, Francisco despediu o cardeal Angelo Becciu, um ex-alto funcionário do Vaticano, acusando-o de peculato e nepotismo. Becciu, que também foi pego em um escândalo envolvendo a compra de um prédio de luxo em Londres pelo Vaticano, negou todos os delitos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cecilia Marogna, uma italiana de 39 anos que trabalhava para Becciu, foi libertada após mais de duas semanas de prisão na sexta-feira, enquanto se aguarda a decisão de um juiz sobre um pedido de extradição do Vaticano.

“Eu sei que tenho que fazer (combater a corrupção), fui chamado para fazer, mas caberá ao Senhor decidir se fiz bem ou não. Sinceramente, não estou muito otimista ”, disse Francisco, sorrindo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ele estava se referindo ao mandato que recebeu dos cardeais que o elegeram em 2013 para limpar as finanças do Vaticano depois de uma série de escândalos durante os pontificados de seus dois predecessores imediatos, o Papa Bento XVI e o Papa João Paulo II.

“Existem casos de prevaricação, de traições, que ferem quem acredita na Igreja. Essas pessoas (religiosos corruptos) certamente não se comportam como freiras de clausura. ”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Católicos conservadores criticaram o papa, dizendo que ele envia sinais confusos sobre questões como o cuidado pastoral de homossexuais e aqueles que se casam novamente no civil sem anulação da Igreja.

“A crítica pode ser construtiva e, se for, levo tudo em consideração porque pode levar a um auto-exame ... mas não posso me deixar ser arrastado por todas as coisas não positivas escritas sobre o papa”, ele disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO