Papangus comandam a folia no domingo

Os famosos homens mascarados esperam, neste domingo de Carnaval, atrair milhares de turistas e pernambucanos para curtir a folia numa das festas mais tradicionais de Pernambuco, no municpio de Bezerros

Papangus comandam a folia  no domingo
Papangus comandam a folia no domingo (Foto: Helia Scheppa/JC Imagem/AE)

Beatriz Braga _PE247 - Quem disse que só de Olinda e Recife vive o Carnaval pernambucano? Existe um terceiro destino preferido, de cerca de 600 mil foliões, todos os anos, que gostam de curtir a Festa do Momo da melhor forma possível: o Carnaval de Bezerros, cidade localizada a 107 km da capital do Estado. Apesar de ter festa de sábado (17) à terça (22), o domingo é o tradicional dia que a cidade lota de foliões para reverenciar o símbolo da folia da região, os Papangus. A programação carnavalesca completa do município está disponível no site: www.carnavaldebezerros.com.br.

O carnaval da cidade é dividido em três pontos de folia: o palco principal, que hoje recebe Sandra de Sá, Nena Queiroga, Ed Carlos, Charles Teony e Som da Terra; o palco forró, onde comandam o som as bandas Tamborete de Forró, Baião Mania, Zé Edvaldo e Regional, Forró Rei do Cangaço e Trio Passarinho; e, por fim, o Pólo Cultural, que traz a Orquestra Made in Brasil, Cylene Araújo, Marcelo Pernambucano e as Orquestras Metais, Capital do Frevo e Amarula.

O carnaval em Bezerros é singular, principalmente porque traz à monotonia da cidade, que originalmente tem, em média, 60 mil habitantes, uma movimentação que não acontece em nenhuma outra época do ano.

Os papaguns, homens mascarados com roupas carnavalescas, surgiram em 1905, quando um pequeno grupo de amigos resolveu se mascarar e passar nas casas de amigos e famílias, comendo e bebendo de graça e anonimamente. A regra dizia que as máscaras só poderiam ser retiradas, uma vez que alguém os reconhecia. Da brincadeira, nasceu uma das maiores tradições do Carnaval pernambucano.

 

Conheça a TV 247

Ao vivo na TV 247 Youtube 247