"Papel do Detran-GO é atuar como educador", diz Manoel Xavier

“O Detran vem cumprindo seu papel de desenvolver políticas públicas voltadas para a mudança de comportamento no trânsito. Temos investido na melhoria da formação dos condutores com a adoção de tecnologias que possibilitem a fiscalização e a aplicação de todo o conteúdo previsto na legislação de trânsito e padronização das pistas de prova”, explica o presidente do Detran Goiás, Manoel Xavier

manoel 
manoel  (Foto: José Barbacena)

Goiás 247 - Sob a coordenação do presidente Manoel Xavier Ferreira Filho, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) vem desenvolvendo neste ano um trabalho sistemático visando a mudança de comportamento e a conscientização do cidadão sobre seu papel na garantia de trânsito mais seguro. Nesse sentido, estão sendo desenvolvidas ações seguindo o tripé: educação, engenharia de tráfego e fiscalização.

Consenso entre os estudiosos da área, garantir a segurança no trânsito é o principal fator para a conquista de resultados positivos. Diante desse contexto, o Detran-GO passou a atuar com foco na educação tanto de condutores, quanto de pedestres. Em Goiás, são desenvolvidas campanhas sazonais como Maio Amarelo, Semana Nacional de Trânsito, Férias, além de ações contínuas e ininterruptas, como Detranzinho (pioneiro no país), Palestra nas Escolas e Balada Responsável Educativa.

“O Detran vem cumprindo seu papel de desenvolver políticas públicas voltadas para a mudança de comportamento no trânsito. Temos investido na melhoria da formação dos condutores com a adoção de tecnologias que possibilitem a fiscalização e a aplicação de todo o conteúdo previsto na legislação de trânsito e padronização das pistas de prova”, explica Manoel Xavier.

Na área de Engenharia de tráfego, é destaque no Estado o programa Goiás Sinalizado, que leva sinalização horizontal e vertical aos municípios goianos. Vale ressaltar que, pela legislação, a sinalização é competência das prefeituras. Porém, ciente das dificuldades das prefeituras e sensível às necessidades da população, o Governo de Goiás desenvolveu esse programa inédito no país.

“O condutor melhor preparado, certamente, contribuirá para a construção de um trânsito mais humano. Precisamos disso, de humanizar o relacionamento nas vias. Não dá mais para tratar as mortes no trânsito como simples estatísticas. São vidas que estão sendo destruídas pela imprudência pelo desrespeito às leis de trânsito”, ressalta o presidente do Detran-GO.

De acordo com Manoel Xavier, o condutor conhece as regras de circulação, de direção defensiva, mas, às vezes, ignora porque está apressado ou estressado. Por isso também é fundamental ações que fiscalizem os deslizes dos cidadãos. Em Goiás, são referências a fiscalização do transporte escolar público, o projeto Balada Responsável, assim como bloqueios e fiscalização de permissionários para verificar o cumprimento da legislação de trânsito.

“O Detran e o Governo de Goiás não têm medido esforços para promover a segurança no trânsito, atuando em várias frentes como educação, prevenção, fiscalização e socorro às vítimas. Esperamos contar com apoio da sociedade no sentido de respeitar as leis de trânsito e respeitar a vida. Temos que ter mais atenção pela vida”, reforça o presidente.

Conheça a TV 247

Mais de Geral

Ao vivo na TV 247 Youtube 247