HOME > Geral

Para colunista, o tormento espera os irmãos Gomes

Em meio à investigação do TCU sobre suposto um favorecimento à empresa Estrutura Brasileira de Projetos por parte da Secretaria dos Portos para a realização de estudos portuários, a colunista do Correio Braziliense, Denise Rothenburg (à esq) afirma que o caso pode servir de munição para o PSB atacar o governador do Ceará, Ciro Gomes, e o seu irmão, Cid Gomes, ambos do PROS; isso porque, além de a relatora do caso ser a ministra Ana Arraes, mãe do presidenciável e governador Eduardo Campos (PSB), a pasta tinha como ministro o socialista Leônidas Cristino, aliado dos irmãos Gomes, que apoiam a reeleição da presidente Dilma 

Em meio à investigação do TCU sobre suposto um favorecimento à empresa Estrutura Brasileira de Projetos por parte da Secretaria dos Portos para a realização de estudos portuários, a colunista do Correio Braziliense, Denise Rothenburg (à esq) afirma que o caso pode servir de munição para o PSB atacar o governador do Ceará, Ciro Gomes, e o seu irmão, Cid Gomes, ambos do PROS; isso porque, além de a relatora do caso ser a ministra Ana Arraes, mãe do presidenciável e governador Eduardo Campos (PSB), a pasta tinha como ministro o socialista Leônidas Cristino, aliado dos irmãos Gomes, que apoiam a reeleição da presidente Dilma  (Foto: Leonardo Lucena)

Pernambuco 247 – O Tribunal de Contas da União (TCU) está investigando um suposto favorecimento à empresa Estrutura Brasileira de Projetos (EBP) por parte da Secretaria Especial dos Portos (SEP) para a realização de estudos de concessões de terminais portuários mais o pagamento de valores superiores aos do mercado para o ressarcimento do serviço. A informação é da jornalista Denise Rothenburg, em sua coluna Brasília DF, do jornal Correio Braziliense.

A Secretaria Especial dos Portos (SEP), pivô das denúncias, tinha, até outubro, como ministro Leônidas Cristino (PSB-CE), aliado do governador do Ceará, Cid Gomes, e o seu irmão Ciro Gomes, ambos do PROS. Chama a atenção o fato de que a relatora do caso é a ministra Ana Arraes, mãe do presidenciável e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

O fato é que os irmãos Gomes se desfiliaram do PSB após a legenda ter oficializado a desbancada do governo federal, já que ambos defendem o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo a colunista, o caso pode servir de munição para a legenda socialista atormentar Cid e Ciro.

No entanto, uma declaração do líder do PSB na Câmara Federal, Beto Albuquerque (RS), pode significar uma tentativa de ampliação das investigações. "O TCU faz bem em analisar a EBP. Está em todos os grandes negócios do governo e não apenas na Secretaria de Portos", disse o parlamentar.

Por outro lado, a EBP informou, nesta semana, por meio de nota, que vai colaborar com as investigações e disse, ainda "se pauta pelo estrito cumprimento da legalidade". A empresa frisou, também, que os estudos têm o objetivo de ajudar o governo na modernização da estrutura portuária, "atraindo novos investimentos, novas tecnologias e tendo como ganho natural a redução dos custos logísticos e o aumento da competição de alto nível nos médio e longo prazo".

Diante de um caso na mira do TCU que envolve uma empresa atuante em nível nacional, a menos de um ano da eleição presidencial, paira no ar a dúvida acerca da possibilidade de se investigar outros contratos do governo federal com a EPB, podendo servir de munição para o PSB usar contra a presidente Dilma Rousseff (PT), que ainda segue como favorita para 2014. Agora, resta saber com que objetivo o PSB atacaria os irmãos Gomes.