'Parceria com Correios vai democratizar acesso de seguros a toda a população', diz CEO da CNP Seguradora
Correios e a empresa francesa CNP Seguradora fecharam parceria para venda de seguros em todo o Brasil
247 - Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, e a CNP Seguradora, empresa do grupo francês CNP Assurances e uma das maiores seguradoras da Europa, com presença no mercado brasileiro há mais de 20 anos, formalizarão na próxima sexta-feira (22) uma parceria para realizar a venda de seguros nas agências da estatal em todo o País. A assinatura será conduzida pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e pelos CEOs da CNP Assurances Latam e da CNP Seguradora, Maximiliano Villanueva e François Tritz, respectivamente. O evento irá contar com a presença da presidente do Conselho de Administração da CNP Assurances, Véronique Weill.
“Essa parceria nos permitirá diversificar e ampliar os serviços dos Correios, aumentando a relevância da estatal no mercado ao mesmo tempo em que atendemos as necessidades da população. Com a experiência da CNP Seguradora no setor e com a credibilidade e capilaridade dos Correios, adquiridas ao longo de 360 anos de história, vamos proporcionar aos consumidores uma opção confiável e acessível no segmento de seguros”, afirma o presidente da estatal.
Complementado o presidente Fabiano, o CEO da CNP Seguradora, François Tritz, evidencia a importância de democratizar o acesso dos produtos a toda a população. “Este é um marco importante para ambas as empresas. A partir dessa parceria, vamos potencializar a expertise da CNP Seguradora e a capilaridade dos Correios para efetivamente contribuir com o desenvolvimento da cultura de seguros no Brasil, oferecendo um portfólio acessível que promova maior sustentabilidade financeira, proteção e um futuro de oportunidades para mais brasileiros”.
Para Stéphane Dedeyan, CEO da CNP Assurances, é uma grande honra ter os Correios como parceiro da CNP Assurances no Brasil. “Temos uma forte sinergia e uma relação histórica com o modelo de negócios dos Correios. Na França, a CNP Assurances é controlada pelo La Banque Postale, empresa que integra o grupo La Poste, o Correios francês. Esse é realmente um diferencial que vai nos permitir consolidar no país o nosso modelo de multiparcerias, que tem sido tão bem-sucedido em todo o mundo e fundamental para ajudar a construir uma sociedade mais inclusiva”.
O acordo prevê a venda exclusiva dos produtos da seguradora em toda a rede de atendimento e nos canais físicos e digitais dos Correios. A CNP Seguradora foi a vencedora do processo de seleção pública, com a proposta de aporte de mais de R$ 155 milhões.
Essa parceria tem como propósito levar soluções de seguro acessíveis tanto a pessoas físicas como a microempreendedores (MEI). O objetivo é garantir que mais brasileiros tenham facilidade de acesso a soluções que os protejam e facilitem suas jornadas de vida, aumentando a conscientização da população sobre os benefícios de ter um produto de seguridade.
Produtos acessíveis para toda a população
A expectativa é que a oferta de seguros nas agências tenha início no próximo trimestre. Inicialmente, serão comercializados nas unidades dos Correios microsseguros e bilhetes simplificados, com valores mensais a partir de R$ 9,99.
- Microsseguros de Pessoas (Cuidados essenciais para o cliente em caso de doenças graves inesperadas, ou invalidez repentina, além de oferecer serviço de telemedicina e ainda serviços assistenciais que podem ser estendidos aos familiares).
- Microsseguros de Danos (cuidados com a residência ou para a empresa, em caso de imprevistos diversos, como por exemplo incêndio entre outros, adicionalmente um amplo portfólio serviços emergências para o imóvel);
- Seguro funeral (auxílio com custos e com a burocracia diante a necessidade familiar sobre um funeral);
- Seguro bolsa protegida (cobre custos sobre a bolsa roubada e seus pertences, além de incluir cobertura para transações indevidas).
Diversificação
O lançamento segue o plano de ações e projetos estratégicos que foi anunciado pela nova gestão dos Correios em maio para trazer inovação e diversificação de receita para a empresa, que foi retirada da lista de privatizações pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O Plano de Prioridades dos Correios prevê 10 ações estratégicas para 2023 e 2024 e 10 projetos estratégicos com execução até 2025. As ações incluem a captação de recursos de longo prazo junto ao mercado financeiro com taxas mais atrativas, a reestruturação da carteira de imóveis e a revisão da política comercial, da estrutura e da estratégia da empresa.
Já entre os projetos estratégicos estão medidas para aproximar a estatal do atual momento da sociedade como, por exemplo, o lançamento de produtos e serviços voltados ao e-commerce, a modernização da rede logística, a implantação de modalidades de atendimento e distribuição mais compatíveis com as necessidades do mercado, a transformação digital dos Correios, a implantação da agenda ASG (Ambiental, Social e Governança), a instalação de um hub internacional no Nordeste e outro no exterior e a consolidação da estatal como operador logístico oficial dos órgãos públicos federais.
A oferta de produtos de seguros representa um passo importante na estratégia da estatal, na medida em que rentabiliza a rede já existente, com agências e pontos de atendimento espalhados por todo o País.
